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Quais as competências necessárias para o profissional do futuro?

QUI. 07 JAN

Com o objetivo de identificar as tendências para o futuro no que diz respeito às habilidades dos profissionais que mais serão demandadas no universo corporativo, a FRST - Falconi Road of Skills & Talents realizou, no primeiro semestre de 2020, a pesquisa "O Futuro do Trabalho".

A amostra mapeou as principais competências e habilidades exigidas pelo mercado de trabalho, identificar gaps e dificuldades no processo de desenvolvimento de pessoas nas empresas, identificar a importância dada pelas empresas ao investimento em treinamento e desenvolvimento de lideranças e equipe, e avaliar o reconhecimento da importância das ‘human skills’ pelas lideranças do universo corporativo brasileiro.

Na pesquisa, foram entrevistados CEOs, proprietários, sócios, gestores, gerentes, diretores, cargos de liderança e head de recursos humanos/gestão de pessoas de 50 empresas com destaque nacional. Para os líderes entrevistados, a dificuldade em encontrar profissionais está relacionada à falta de profissionais qualificados no mercado, de maneira geral; à falta de conhecimento/capacidades técnicas necessárias; à falta de profissionais com habilidade de inovação e à falta de experiência em liderança e gestão de pessoas.

Para a CEO da FRST – Falconi Road of Skills and Talents, Juliana Scarpa, existem comportamentos e competências que o mercado futuro vai pedir, que ainda não são encontrados em alta escala e em alto nível de excelência. “Por essa razão, é necessário investir em treinamentos, diversidades, novos perfis de profissionais”, afirmou. Mais do que a qualificação técnica, a FRST acredita que os profissionais do futuro devem ter dez competências, que são: colaboração, inovação, flexibilidade cognitiva, liderança, inteligência emocional, julgamento e tomada de decisão, negociação, orientação para servir, pensamento crítico e solução de problemas complexos.

Todos os entrevistados consideram que é importante o desenvolvimento das human skills no processo de aperfeiçoamento dos profissionais da empresa. Além disso, para 64% a principal competência exigida pelo mercado é a inteligência emocional, seguida da liderança, com 42%, e a flexibilidade cognitiva, com 36%, solução de problemas complexos, com 34%, colaboração, 34% e inovação, 32%.

10 competências necessárias para o profissional do futuro:

Solução de problemas complexos

Capacidade de criar ou usar diferentes conjuntos de regras para combinar as coisas de diferentes maneiras.

Pensamento crítico

Uso da lógica e racionalização para identificar o potencial de novas soluções e abordagens.

Inovação

Capacidade de apresentar ideias e alternativas inusitadas para resolver problemas.

Liderança

Capacidade de desenvolver pessoas e identificar talentos.

Colaboração

Capacidade de coordenar as próprias ações com as de outras pessoas.

Inteligência emocional

Ter ciência das reações dos outros e entendimento do porquê eles reagem de determinada forma.

Julgamento e tomada de decisões

Capacidade de identificar aspectos relevantes para a tomada de decisões.

Orientação para servir

Inclinação para ajudar o próximo é uma habilidade do futuro.

Negociação

Relacionar-se com pessoas é um constante negociar. Por isso, habilidades de negociação e conciliação de diferenças são importantes para todos os profissionais.

Flexibilidade Cognitiva

Capacidade de criar ou usar diferentes conjuntos de regras para combinar as coisas de diferentes maneiras.

Quem é a FRST?

A FRST - Falconi Road of Skills and Talents é uma plataforma de desenvolvimento de competências, que potencializa talentos plurais, com um programa 100% on-line, inteligente, interativo e individualizado. A empresa oferece uma experiência de aprendizado individualizada que traz desafios reais aos vivenciados nas empresas, possibilitando que os profissionais alcancem sua máxima performance.

Saiba mais aqui: www.frstfalconi.com/road-of-skills

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