Ana Cassia e o professor Alexandre Amaral
Crédito: Divulgação

Ensino em robótica contribui na escolha do futuro profissional de crianças e jovens

SEX. 03 SET

Diversos fatores podem influenciar no processo de formação humana e de construção da escolha profissional durante a infância e a adolescência. Mas um conhecimento em específico pode fazer toda a diferença: é o ensino da robótica, a ciência que estuda as tecnologias associadas à concepção e construção de robôs, em uma explicação mais objetiva. Por meio do contato com esse universo, crianças e adolescentes podem ter a escolha das suas carreiras influenciadas, por meio do incentivo dos domínios de outros conhecimentos, além de ser uma maneira eficiente de educar para a vida.

Foi o que aconteceu com Ana Cassia Vasconcelos, de 22 anos, hoje estudante do último ano de Engenharia Informática do Politécnico de Leiria, Universidade em Portugal. "O conhecimento da robótica influenciou principalmente na escolha da minha profissão, porque antes desse contato eu tinha algumas dúvidas sobre qual carreira seguir. O contato com a robótica me fez escolher a área tecnológica, e é por isso que hoje eu curso Engenharia Informática, que não deixa de ser próximo", disse a estudante.

Ela frequentou a Robô Ciência, escola de Robótica potiguar, durante seu Ensino Médio, entre os anos de 2014 a 2016. "Eu senti que em minha carreira eu tive vantagem com relação à lógica de programação, porque na Robô Ciência tive esse contato prático, que me ajudou muito", ressaltou. "Acho importante o contato prévio com a Robótica. Por exemplo, eu tive o primeiro com 14 anos. Quinta-feira era meu dia preferido da semana, o dia que tinha a aula de Robótica. Imagina se eu tivesse tido contato desde criança?", disse.

A indagação de Ana Cassia faz todo o sentido. De acordo com o professor Alexandre Amaral, diretor da Robô Ciência, o contato com a robótica desde cedo abre novos horizontes para que o estudante possa entender melhor o mundo a sua volta, assim como disciplinas mais abstratas, como física, química e matemática. “Esses estudantes começam a desenvolver habilidades e competências, principalmente nessa parte de lógica e isso torna fértil o terreno da aprendizagem. Hoje, temos ex-alunos que cursam Direito na USP, temos médicos, outros que estudam fora do Brasil, nos Estados Unidos. A maioria também está dentro da UFRN”, exemplificou.

Ana Cassia chegou a participar de etapas regionais, nacionais e até internacional de olimpíadas de Robótica. No ano de 2016 ela ficou em primeiro lugar na Olimpíada Brasileira de Robótica e seguiu para a Alemanha, representando o Brasil. "Foi uma ótima experiência. É um mundo dominado por homens, então ser uma mulher competindo e até ganhando é uma honra", avaliou Ana Cassia.

O professor Alexandre Amaral relembra, com orgulho, a época em que deu aula para Ana Cassia e destaca o exemplo dela como vitrine para outros estudantes que querem alcançar o sucesso na vida acadêmica e profissional. “Dar aula pra Ana Cassia foi sempre muito prazeroso porque ela sempre foi muito dedicada. Não à toa, foi campeã de robótica três vezes aqui o RN e campeã brasileira. Não tenho dúvidas de que a trilha dela será de sucesso, como é a de todo mundo que escolhe o ensino da robótica. Ela é um dos exemplos da transformação que a robótica pode proporcionar na vida das pessoas”.

Metodologia potiguar que conquistou o país

A Robô Ciência é uma escola genuinamente potiguar que atua em vários estados do Brasil, fundada e dirigida pelo professor Alexandre Amaral. Por meio de projetos de robótica adequados para cada nível de ensino, a metodologia utilizada incentiva os alunos a questionarem e investigarem os problemas propostos, fazendo com que trabalhem de maneira lúdica, participativa, criativa e colaborativa, em busca de soluções. Com mais de 10 anos de existência, a Robô Ciência já está presente com seu método de ensino em mais de 100 escolas no Brasil, ajudando a transformar o conhecimento de mais de 50 mil alunos.

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