Marianne Trajano, fisioterapeuta do Centro Vitta
Crédito: Divulgação | Assessoria de Imprensa

Zumbidos e chiados no ouvido: saiba por que isso pode ser um sinal de alerta

TER. 12 JUL

Você já teve a sensação de estar ouvindo um zumbido, chiado, apito, som de grilo, de ambulância ou de panela de pressão, dentro da cabeça? Isso é bem comum e pode acontecer, especialmente, em momentos de silêncio e muitas vezes só a própria pessoa escuta. Ao contrário do que muitos pensam, esse barulho não é uma doença, mas, sim, sintoma que significa um alerta importante.

Estudos mostram que cerca 15% da população mundial adulta apresenta algum tipo de zumbido e as causas podem ser variadas. Segundo a fisioterapeuta do Centro Vitta, Marianne Trajano, esses barulhos no ouvido e na cabeça podem estar relacionadas ao efeito colateral de algumas medicações ou até mesmo ao excesso de cafeína ou açúcar.

“Contudo, a principal causa está relacionada com a perda auditiva, e, recentemente, devido aos avanços dos estudos, foi constatado que as alterações na região do pescoço, na articulação temporomandibular e o bruxismo podem agravar ou até mesmo ser a causa do zumbido. Por isso, a importância de uma investigação ampla, pois algumas pessoas têm mais de uma causa associada ao zumbido”, explica a profissional, que é especialista em Fisioterapia Manipulativa e mestre e doutoranda em Avaliação e Intervenção do Sistema Musculoesquelético pela UFRN.

O zumbido tem grande influência na qualidade de vida das pessoas, trazendo repercussões em atividades do cotidiano, como concentrar-se no trabalho e nos estudos e dificuldade na hora de dormir. Em alguns casos, pode gerar quadros de irritação, variação de humor, ansiedade e/ou depressão. São mais comuns em pessoas que estão sempre expostas a ruídos altos e não fazem uso de protetores auriculares, usam fones de ouvidos por muitas horas, têm perda auditiva, dores na região do pescoço, disfunções da Articulação Temporomandibular (ATM), bruxismo e apresentam altos níveis de estresse e ansiedade.

Tratamento não pode esperar

A boa notícia é que existe tratamento. A fisioterapeuta Marianne Trajano aconselha que os pacientes com esse tipo de problema evitem ficar esperando o zumbido passar sozinho. Quanto mais cedo começar o tratamento, maiores são as chances de sucesso. “Na maioria dos casos, o tratamento é multidisciplinar. O médico Otorrino é responsável pela avaliação ampla desse paciente. Já o fisioterapeuta especializado é o profissional capacitado para realizar as intervenções relacionadas às articulações da cabeça e do pescoço, além de atuar nos hábitos e comportamentos que podem estar sendo gatilhos para a exacerbação desse sintoma”, detalhou.

O Centro Vitta conta com profissionais especializados no diagnóstico e tratamento dos zumbidos e chiados, como a fisioterapeuta Marianne Trajano, que, entre outras capacitações, é membro do grupo de pesquisa em fisioterapia vestibular, crânio-cervical e dor orofacial, preceptora clínica da reabilitação vestibular pela UFRN e autora do capítulo “Atuação Fisioterapêutica No Zumbido Somatossensorial”, do Manual de Diagnóstico e Tratamento do Zumbido.

A área de cabeça e pescoço, dentro da fisioterapia, encontra-se em expansão e ainda são poucos os profissionais capacitados para atender essa população. “Aqui no Centro Vitta, nós utilizamos e aplicamos métodos com comprovação científica para reestabelecer as funções e proporcionar o melhor atendimento ao paciente”, finalizou.

Centro Vitta

O Centro Vitta é referência em Natal para o diagnóstico, tratamento e manejo da dor, com profissionais altamente especializados e capacitados. Na clínica, são aplicados os melhores métodos, com comprovação científica e reconhecimento internacional, para reestabelecer as capacidades funcionais de pessoas que sentem dores, segundo um contexto biológico, social ou psicológico, por meio de diagnóstico especializado, educação de hábitos, tratamento personalizado e atendimento humanizado.

Fundado em 2007 pelos fisioterapeutas Jorge Ivan da Costa Nogueira e Kelly Christiane Gama Dantas Nogueira, o Centro Vitta conta com uma estrutura física com ambientes amplos e modernos. A equipe reúne fisioterapeutas, médicos, cirurgiões, nutricionistas e profissional de educação física.

Entre os serviços oferecidos estão: diagnóstico e tratamento da dor pelo método McKenzie, programa de manejo e tratamento de dor crônica persistente, reequilíbrio e educação em postura (REP), reabilitação para distúrbios da cabeça e pescoço, liberação miofascial manual, pilates clínico e funcional, treinamento funcional integrado clínico e médicos reumatologistas.

O Centro Vitta fica localizado na rua Leonardo Drummond, 1610, Lagoa Nova. O telefone para contato é (84) 3206-3327. Mais informações pelo endereço eletrônico centrovitta.com ou pelo perfil @centrovittanatal nas redes sociais.

  Revista Negócios
 Veja Também