Crédito: Imagem Free

Workshop difunde metodologia do Ecossistema Local de Inovação no RN

QUI. 04 MAR

O Sebrae no Rio Grande do Norte está empenhado em consolidar e fortalecer os ecossistemas de inovação do estado, movimento que começou ainda no ano passado. E uma das estratégias importantes na direção de apoiar o desenvolvimento inovador é difundir a metodologia Ecossistemas Locais de Inovação (ELI), uma abordagem de mapeamento e intervenção, desenvolvida pelo Sebrae em parceria com a Fundação CERTI. Por isso, de forma colaborativa, a instituição e as entidades parceiras promovem, no próximo dia 11, o 1º Workshop: Desenvolvendo o Ecossistema de Inovação de Natal com a Metodologia ELI, em Natal. As inscrições são gratuitas via Sympla, no link http://bit.ly/inovanatal1103/.

Essa metodologia foi desenvolvida pelo Sebrae e inclui a identificação dos municípios com maior potencial de inovação, a partir da análise de variáveis técnicas. Esses parâmetros envolvem potencial tecnológico, com a existência de cursos de mestrado e doutorado em áreas como engenharia, biotecnologia, entre outros, bem como vocação produtiva em segmentos com perfil na área de inovação e tecnologia, como empresas de química e materiais, softwares. Após esse mapeamento, é construído um plano de intervenção junto com os atores de inovação locais para preencher lacunas e potencializar o desenvolvimento regional, ancorado nas atividades de inovação.

“O processo de implementação dessa metodologia é um dos momentos mais importantes para o nosso ecossistema de inovação, porque, de forma orgânica, cria uma estrutura de governança necessária para implementar a metodologia, então já gera uma integração e união em torno de um mesmo objetivo. Além disso, depois de implementada, essa metodologia ELI fornece parâmetros com base em dados, que nos ajudam a entender melhor nosso estágio de maturidade e, com isso, desenvolver um plano de ação também de forma colaborativa, por todas as instituições, atores e protagonistas do ecossistema, com o objetivo de desenvolver o ecossistema”, destaca Carlos von Sohsten, analista técnico da Unidade de Negócios, Inovação e Tecnologia do Sebrae-RN.

Evento Virtual

Durante o workshop, que será totalmente remoto, serão apresentados os primeiros resultados desse trabalho na capital potiguar. Serão mostrados os setores prioritários, juntamente com as respectivas vocações econômicas e potencial tecnológico. O evento também vai apresentar um painel do Grau de Maturidade do Ecossistema de Inovação de Natal e Radar do Ecossistema.

A programação conta ainda com a palestra "Como Alavancar Um Ecossistema Local de Inovação", detalhando o caso de sucesso de Londrina (PR). Esse detalhamento será apresentado por Heverson Feliciano, que é consultor e coordenador estadual de Ecossistemas de Inovação do Sebrae-PR. O consultor é formado em Administração de Empresas, com especializações em Desenvolvimento Local e Territorial e Dinâmicas de Grupo. O evento ocorrerá das 9h às 11h, do dia 11, em sala do Microsoft Teams, cujo link será enviado por e-mail para os inscritos após o cadastro.

Agência Sebrae

  Revista Negócios
 Veja Também