Crédito: Divulgação

Workshop apresenta novas tecnologias construtivas ao Corpo de Bombeiros de Natal

TER. 07 JUN

A prevenção de um incêndio é algo bem mais amplo do que a aquisição de equipamentos de combate. Ela pode começar já na escolha dos materiais que serão utilizados no projeto e na execução de uma obra, de modo que se possa reduzir a expansão de um eventual incêndio e se conter os danos causados no caso de chamas, gases ou calor em excesso em um empreendimento. 

Com o objetivo de apresentar algumas das novas tecnologias utilizadas no mercado da construção para a prevenção e combate a incêndio, o grupo OBorrachão ofereceu o Workshop Soluções Construtivas, na última semana, a integrantes do Corpo de Bombeiros, responsáveis pela fiscalização das obras. 

A ideia é levar informações do que há de novo no mercado da construção aos envolvidos em todas as etapas de uma obra - desde os engenheiros até a equipe técnica que fiscaliza e analisa os projetos, que precisam ter o aval também do Corpo de Bombeiros. 

“Executamos projetos há mais de 30 anos e temos sempre a preocupação de buscar novos materiais, com a melhor tecnologia para o mercado. Então é importante que possamos ajudar a esses profissionais, responsáveis pela fiscalização, para que estejam atualizados e saibam que esses produtos têm certificação garantida de combate a incêndio”, explicou Raíssa.

Os representantes do Corpo de Bombeiros assistiram a palestra sobre os temas: proteção passiva contra incêndio e sistema construtivo de steel frame. 

No primeiro caso, o conceito compreende todos os materiais, técnicas e sistemas construtivos desenhados para prevenir o início de um incêndio, impedir ou retardar sua propagação e facilitar a sua extinção. Já o segundo apresentou um sistema construtivo formado por peças de aço galvanizado e certificado, e ainda como identificar os perfis fora de normas dentro das obras - que junto  às chapas RF (chapas de gesso resistente ao fogo) formam o principal elemento estrutural.

Entre as tecnologias apresentadas, foram mostrados os anéis conhecidos como “selagem corta-fogo com fitas” que são colocados durante a obra por dentro da parede junto aos tubos de PVC. Também foram mostrados os colares intumescentes que são fixados também no cano PVC, porém por fora da parede.

Para o Coronel Queiroz, chefe do Estado Maior do Corpo de Bombeiros e participante do evento, o Workshop promovido por OBorrachão foi uma maneira de os profissionais da equipe conhecerem as novidades da área tecnológica. “Nós precisamos avançar em termos de legislação, mas não podemos limitar a tecnologia, então quando os produtos têm certificação e normas liberamos o projeto”, explicou.

  Revista Negócios
 Veja Também