Crédito: Reprodução

WhatsApp registra aumento em mensagens de voz e vídeos, segundo Panorama de Mensageria

SAB. 05 SET

O WhatsApp registrou aumento no envio de mensagens de voz e vídeos, e continua instalado em 99% dos smartphones brasileiros, de acordo com a pesquisa Panorama de Mensageria de Agosto 2020, realizada pelo Mobile Time e pela Opinion Box, com patrocínio da Infobip, uma das maiores plataformas próprias de mensageria do mundo.

"Durante a pandemia do novo coronavírus, o WhatsApp ampliou sua atuação em mensagens de voz e vídeos, já que, atualmente, muitos grupos estão mantendo contato por meio desse app", afirma Caio Borges, head de Vendas da Infobip no Brasil. "Famílias, amigos e colegas de trabalho passaram a usar mais esse formato de comunicação durante o isolamento".

A proporção de usuários ativos mensais que trocam vídeos pelo WhatsApp subiu de 67% para 76%. As vídeo chamadas aumentaram de 55% para 63%, com 29% desses usuários realizando video chamadas pelo WhatsApp todos os dias. Além disso, o número de usuários que realizam ligações pelo aplicativo passou de 67% para 70%, com 42% realizando chamadas todos - ou quase todos - os dias.

Os usuários gostariam, ainda, de efetuar pagamentos pelo app. Em junho, o WhatsApp anunciou que lançaria o seu serviço de pagamentos - em parceria com Cielo, Visa, Mastercard, Banco do Brasil, Nubank e Sicredi. No entanto, a iniciativa foi suspensa temporariamente por ordem do Banco Central. De acordo com o Panorama, dois em cada três usuários do app aprovam o novo/futuro serviço de pagamentos.

Em termos de relacionamento com empresas, 78% dos usuários do WhatsApp no Brasil afirmam que se relacionam com marcas e empresas por meio do mensageiro. Em seis meses, subiu de 54% para 60% a proporção de usuários que apoiam a ideia de realizar compras pelo app.

Por outro lado, há uma preocupação com a propagação de fake news. A maioria dos usuários brasileiros do WhatsApp (88%) afirmam que já receberam notícias falsas no aplicativo. Um em cada três usuários admite ter compartilhado notícias sem checar sua veracidade.

Outros mensageiros

O Instagram, pela primeira vez nessa pesquisa, superou o Facebook Messenger, e está presente em 81% dos smartphones brasileiros, alcançando o posto de terceiro app mais popular no País, atrás apenas do Facebook (empatado tecnicamente dentro da margem de erro) e do WhatsApp. O Instagram também está na frente do Messenger e do Telegram no uso corporativo: 72% dos usuários do aplicativo.

Por sua vez, o Facebook Messenger permaneceu estagnado e presente em 79% dos smartphones. Sua frequência de uso tampouco se alterou em seis meses, com 59% dos usuários acessando o app todos ou quase todos os dias. Já o Telegram continua crescendo, marcando presença em 35% dos celulares brasileiros - 14% a mais do que no ano passado.

O SMS continua em baixa nos envios, mas em alta em termos de recebimento no setor A2P. Resta saber qual será o impacto do RCS, recém-chegado no mercado de mensageria brasileiro, o qual é uma versão mais atualizada do serviço de mensagens SMS e seu grande diferencial está na experiência do usuário, com a possibilidade do envio de mensagens instantâneas, vídeos, imagens e áudios, experiência muito similar à de aplicativos de mensagens.O RCS pode ser usado pela maioria dos smartphones no País (que rodam Android) e possui alguns recursos que o diferenciam do WhatsApp. De qualquer forma, a hegemonia do WhatsApp continua - pelo menos até o momento.

"O WhatsApp continua sendo o grande canal de mensageria do Brasil e já está se expandindo para outras áreas de atuação, incluindo o setor financeiro", analisa Borges. "Mas há espaço para o crescimento de outros mensageiros. O RCS, por exemplo, pode ocupar o espaço de marketing ativo que o WhatsApp evita com o objetivo de não perder popularidade".

Sobre a Infobip

A lnfobip opera uma das maiores plataformas próprias de mensageria e comunicação do mundo, projetada para conectar operadoras de redes móveis e empresas. Nossos escritórios em seis continentes e nossas parcerias estratégicas com os maiores grupos de telecomunicações garantem integração e entregas perfeitas. Sempre buscando inovar, promovemos uma filosofia que coloca o negócio do cliente em primeiro lugar. Por estarmos presentes mundialmente, somos um provedor de confiança para milhares de clientes ao redor do globo. Trabalhamos localmente em 190 países, com mais de 600 operadoras parceiras, para obter ainda mais conhecimento sobre os mercados de mensageria.

  Revista Negócios
 Veja Também