WhatsApp passa a ser ferramenta oficial de vendedores

SEG. 04 NOV

Há muito tempo o WhatsApp deixou de ser apenas uma ferramenta para estabelecer contato com parentes e amigos. Hoje ele também é uma importante plataforma de trabalho. Marcar visitas, fazer acompanhamento da venda ou negociar orçamentos com clientes são alguns exemplos de ações que hoje são feitas de maneira recorrente pelo aplicativo. Visando organizar todos esses contatos, o Ploomes - software de CRM voltado para indústrias e distribuidoras - passa a disponibilizar a integração de forma nativa com o aplicativo de mensagens mais popular do Brasil.

Matheus Pagani, CEO e cofundador da Ploomes, explica que o lançamento dessa ferramenta visa ajudar empresas que fazem vendas consultivas ou B2B, uma vez que as informações tendem a ser perdidas durante a troca de mensagens entre a área comercial e os prospects. “Por mais prático que o WhatsApp seja, ele não conta com muitos recursos para organização das mensagens. É nesse contexto que um CRM integrado é o complemento ideal para esse modelo de negócio. O vendedor pode negociar com o cliente via aplicativo e depois transmitir rapidamente essa informação para o sistema”, informa.

Ainda segundo o executivo, a nova funcionalidade vai permitir a produção de relatórios mais consistentes aos gestores, já que todo o histórico da conversa poderá ser acessado pelo Ploomes. “Ao organizar os dados em uma plataforma centralizada, o líder terá um panorama real de suas vendas e ainda acompanhar o desempenho de cada vendedor. Se um cliente foi perdido ou se a meta não foi batida, ele pode avaliar como e porque essas falhas ocorreram”, explica.

Automação de propostas
Os melhores profissionais do mercado sabem como conversar com seus clientes. Contudo, vendas mais complexas exigem propostas completas e bem elaboradas para embasar a negociação. Para simplificar o processo, o Ploomes possui um sistema de automação de propostas que permite a produção de documentos que calculam os preços de produtos e serviços negociados de forma automática. Além disso, é possível incluir os impostos que recaem sobre cada item. “Feito o processo, é possível enviar a proposta comercial diretamente por mensagem. Da mesma forma que o vendedor pode enviar o documento por e-mail, ele pode aproveitar a integração para que o cliente receba diretamente no WhatsApp”, afirma Pagani.

Sobre o Ploomes
O Ploomes é o primeiro software de vendas do Brasil que une funções estratégicas dos CRMs mais modernos do mercado com a parte operacional de indústrias e distribuidoras B2B. Com isso, o produto garante o completo engajamento da equipe de vendedores e gestores. 

Idealizado por Vinicius Sampaio em 2006 para auxiliar exclusivamente a indústria de seu pai, o produto foi evoluindo sem o objetivo de ser comercializado até 2013. Nesse ano, entretanto, Vinicius se uniu a Matheus Pagani e Tiago Pagani para começar a trabalhar no desenvolvimento da plataforma, visando atender outros tipos de indústria e distribuidores de forma escalável. 

Lançado no mercado em 2015, a plataforma registra crescimento mensal médio de 10% e hoje possui mais de 1.000 clientes em sua carteira. Recentemente, a startup também recebeu aporte milionário do investidor Jander Martins, fundador de empresas como Nexaas e MasterSAF. Mais informações em: https://www.ploomes.com/.

 

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