Eu sei. O título em questão pode até ser exagerado, mas a intenção foi essa mesmo. De exaltar o aplicativo de mensagem para tablets e smartphones, que também pode ser acessado pelo computador: o WHATSAPP.
Depois da internet, não tenho a menor dúvida de que a maior invenção neste século 21 é o WHATSAPP. O aplicativo de mensagens foi criado em 2009 pelos ex-funcionários do Yahoo, Brian Acton e Jan Koum.
Comprado pelo Facebook em 2014 pela "bagatela" de US$ 19 bilhões (aproximadamente R$ 100 bilhões), o zapzap, como é conhecido carinhosamente no Brasil, transformou-se numa ferramenta essencial para o cotidiano das pessoas.
Pelo app, famílias e amigos se comunicam diariamente, via texto, áudio e até vídeo; empresas vendem, fazem reuniões, se relacionam com clientes e fornecedores; profissionais de todos os nichos de mercado trocam ideias, compartilham conhecimento e enviam arquivos, documentos, fotos ou vídeos de trabalho - e também vendem serviços e produtos; pede-se comida. Casais namoram.
E mais recentemente o whatsapp business revolucionou a digitalização dos processos de vendas, atendimento e relacionamento empresa-cliente.
Também pode servir de SAC para consumidores e muito em breve (já em fase de testes) disponibilizará recursos e ferramentas de pagamentos.
O WHATSAPP facilitou a vida de todo mundo. E se não dependesse da internet para funcionar poderia ter a sua invenção comparada a da própria internet.
E vem muito mais por aí!
Para 2021, há a expectativa de contar com algumas novidades que estão em teste como o Modo Férias, que ajudará muita gente a esconder chats no app, mudanças na edição de imagens e até novos fundos de tela divertidos do mensageiro.
Então, é ou não é a maior invenção do mundo!?
*Por George Fernandes, jornalista