A Voltalia – multanacional francesa de energia renovável e prestadora de serviços há 12 anos no Brasil - comemora o Dia Mundial da Água (22 de março) com os resultados dos projetos Quintais Produtivos e Água e Renda, que foram desenvolvidos com objetivo de levar água potável aos moradores de doze vilas no município de Serra do Mel, no oeste do Rio Grande do Norte.
Mais de 500 famílias são diretamente beneficiadas com os dois projetos apoiados e desenvolvidos pela Voltalia. O Água e Renda, que visa dessalinizar água salobra dos poços, entrega cerca de 20 litros de água potável por dia para 458 família nas Vilas Pará e Amazonas. Ou seja, mais de 7 mil litros de água limpa são entregues por ano para cada família dessas comunidades. Já o projeto Quintais Produtivos, proporcionou a inserção de sistemas de reuso da água cinza (doméstica) como alternativa para a produção de hortaliças, legumes e frutas, sem agrotóxicos, nos quintais de 65 casas em 12 vilas de Serra do Mel.
A redução da contaminação ambiental foi destaque nas casas beneficiadas pelo Projeto Quintais Produtivos. Os sistemas implantados permitiram o tratamento das águas residuais e contaminadas das casas, que antes eram simplesmente despejadas nos quintais, criando uma espécie de esgoto a céu aberto com um cheiro desagradável. Já o Projeto Água e Renda, entrega água potável para as famílias, movimenta a geração de renda local apliando o sistema produtivo com a criação de mais de 8 toneladas de tilápias por ano, criação de animais ovinos, além colaborar para irrigação de plantas resistentes à salinidade.
Visando manter a viabilidade dos projetos, a Voltalia, através de parceria com SEBRAE, SENAR e EMPARN, desenvolveu cerca de 40 cursos técnicos e administrativos, voltados para cada atividade dos programas, totalizando quase 2 mil horas de aulas e capacitando mais de 100 pessoas da região. Toda a produção é gerenciada pelas próprias famílias e destinada a alimentação humana e animal, contribuindo para a melhoria na segurança alimentar e para o aumento da renda, através da venda do excedente produzido.
“Os projetos foram desenvolvidos depois que moradores da região solicitaram água potável e saneamento básico por ser uma região muito carente. Como a nossa missão é trabalhar o desenvolvimento local com interação das comunidades do entorno da sua área de atuação, a empresa resolveu patrocinar e, até desenvolver, projetos que pudessem levar renda e melhorar a qualidade de vida dessas pessoas. É muito gratificante para Voltalia ver que a água, um bem tão importante para todos nós, hoje chega para essas comunidades”, afirma Thiago Culhari, gerente da área social da Voltalia.
Os dois projetos são uma parceria da Voltalia, através do subcrédito do BNDES e com apoio da EMPARN, SEBRAE, SENAR, EMATER, CHESF. Atualmente, a Voltalia apoia e desenvolve 45 projetos sociais no Brasil, via subcrédito social do BNDES, sendo que a maioria nos municípios de São Miguel do Gostoso, Areia Branca e Serra do Mel, no Rio Grande do Norte. Ao todo, são mais 20 mil pessoas impactadas diretamente e mais de 100 mil pessoas indiretamente.
Conheça o projeto Água e Renda
O projeto Água e Renda começou perfurando poços artesianos com até 200 metros, para dessalinizar água salobra e levar água potável para região. Depois de bombeada a água salobra, ela é direcionada para uma primeira caixa d´água onde passará pelo processo de dessalinização. Após passar pelo dessalinizador, a água mineral é transferida para um tanque, enquanto a água com sais é transferida para outro. Como a água salinizada não pode ser descartada no solo, a Voltalia construiu um tanque de armazenamento e, para o aproveitamento produtivo, são criadas tilápias. Durante a fase de crescimento dos peixes (média 6 meses), a água incorpora matéria organica e torna-se nutritiva para irrigação de plantas resistentes à salinidade (erva sal e palma forrageira) que servirão ainda de alimento para criação de ovelhas. Para aumentar a rentabilidade do projeto, foi incorporado um galinheiro para postura de ovos. Todos esses produtos (água de qualidade; peixes; ovos; ovelhas; plantas) são comercializados e geram recursos para manter o projeto e gerar renda para os moradores.
Conheça o projeto Quintais Produtivos
O projeto Quintais Produtivos promove a reutilização da água cinza (doméstica) como alternativa para a produção de alimentos e redução da contaminação ambiental nos quintais das famílias. Em cada casa há pelo menos seis árvores frutíferas, uma cerca viva e duas hortas. Foram dois anos de implantação, 400 pessoas beneficiadas diretamente e cerca de 3600 indiretamente através de 65 sistemas.