Voltalia inicia construção de linha de transmissão no RN

QUI. 07 FEV

A Voltalia – empresa de energia renovável e prestadora de serviços há 12 anos no Brasil - começou a construir a segunda linha de transmissão de 500 KV (quilovolt), incluindo uma subestação, que percorrerá áreas desabitadas para conectar ao cluster de Serra Branca à rede nacional, a 50 km de distância, localizado em Assu.

A nova linha está adaptada às necessidades de projetos existentes e futuros, como as usinas Ventos da Serra do Mel 1 (VSM 1), com 163 MW, e VSM 2, com 128 MW, atualmente em construção, além de outros, incluindo os 252 MW já vendidos para o investidor internacional de renováveis ​​Actis em 2018.

“Essa nova infraestrutura confirma a ampliação do nosso cluster da Serra Branca. As instalações de transmissão de energia são instrumentais para nossa estratégia no Brasil. Eles nos permitem construir fábricas onde o recurso eólico é melhor e permitir o comissionamento antecipado de plantas. Assim, eles elevam o valor dos projetos desenvolvidos pela Voltalia, caso sejam de propriedade do grupo ou vendidos a parceiros. Com este novo projeto, a extensão total das linhas de transmissão de alta tensão de propriedade da Voltalia no Brasil ultrapassa a marca de 100 km”, comenta Sébastien Clerc, CEO da Voltalia.

Mão-de-Obra local
O desenvolvimento das instalações foi iniciado internamente pelas equipes da Voltalia, que também contam com parceiros locais. A empresa francesa solicitou das construtoras que confiassem na força de trabalho local e patrocinou um programa de treinamento para trabalhadores de comunidades locais, concedendo-lhes as qualificações a serem contratadas para o projeto. Cerca de 250 pessoas dessas comunidades locais estão envolvidas na construção das instalações de transmissão e das usinas VSM, que mobilizam até 800 pessoas no pico.

O comissionamento das instalações de transmissão deve ser concluído até o final de 2019. Após supervisionar a construção, a Voltalia será responsável pelas atividades de O&M, alavancando as equipes locais já mobilizadas em seus parques eólicos.

 

Voltalia no Brasil

A Voltalia é uma empresa líder no Brasil com um excelente histórico. A equipe local, criada em 2006, desenvolveu um portfólio de projetos de grande porte, incluindo:

724 MW atualmente em construção ou em operação, localizados no cluster da Serra Branca (eólica), em São Miguel do Gostoso (vento) e no Oiapoque (híbrido térmico / solar);

2,7 GW de projetos em desenvolvimento, localizados principalmente nos estados do Rio Grande do Norte e Bahia, contando principalmente com energia solar e eólica.

 

Sobre a Voltalia (www.voltalia.com)

A Voltalia é uma empresa internacional no setor de energia renovável. A Companhia produz e comercializa eletricidade gerada por usinas eólicas, solares, hidroelétricas e de biomassa; possui capacidade instalada total de 911 MW em operação ou em fase de construção a partir de hoje.

A Voltalia também é uma prestadora de serviços, auxiliando seus clientes investidores ativos em renováveis em cada estágio do projeto, desde a concepção até a operação e manutenção.

Com 490 funcionários em 18 países, em mais de 4 continentes, a Voltalia é capaz de atuar em todo o mundo em nome de seus clientes.

A Voltalia está listada no mercado regulamentado da Euronext em Paris desde julho de 2014 (FR0011995588 - VLTSA) e é uma ação componente do índice Enternext Tech 40 e do índice CAC Mid & Small. O Grupo também está incluído no Gaïa-Index, um índice para midcaps socialmente responsáveis.
 

 

  Revista Negócios
 Veja Também