Crédito: Rovena Rosa | Agência Brasil

Vendas no varejo caem 6,1% em dezembro de 2020 e fecham o ano com alta de 1,2%

QUA. 10 FEV

O varejo brasileiro terminou o ano de 2020 com uma alta acumulada de 1,2% no volume de vendas em comparação com 2019, segundo dados da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada nesta quarta-feira (10) pelo Instituto Brasileirio de Geografia e Estatística (IBGE). Apesar de ser a quarta alta anual consecutiva do setor, a taxa de crescimento foi a menor desde 2016.

O aumento, no entanto, foi abaixo do que era esperado pelo mercado, que estimava uma alta de 5,5% para o final do ano. Em dezembro, houve uma queda de 6,1% na comparação com novembro, caracterizando a maior retração para o último mês do ano em toda a série histórica, iniciada em 2000.

“A pandemia de covid-19 teve um impacto muito grande no setor ao longo do ano. A mudança de cenário econômico e nos hábitos de consumo dos brasileiros acarretou em quedas no volume de vendas do varejo em todo o país”, comenta Thomas Carlsen, co-fundador e COO da mywork, startup especializada em controle de ponto online e gestão de Departamento Pessoal.

Entre novembro e dezembro, todas as atividades do comércio varejista apresentaram retração, principalmente aquelas relacionadas a outros artigos de uso pessoal e doméstico (-13,8%) e vestuários, tecidos e calçados (-13,3%). O varejo ampliado, que inclui vendas de materiais de construção e veículos, encerrou o ano com recuo de 3,7% no volume e de 2,8% na receita nominal.

  Revista Negócios
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