Crédito: Divulgação

Vendas de consórcio aumentam durante o primeiro bimestre de 2022

QUI. 28 ABR

Os consórcios apresentaram alta no volume de negócios realizados no primeiro bimestre de 2022. Segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC), a modalidade apresentou crescimento de 8,6% na quantidade de cotas comercializadas, em relação ao mesmo período de 2021. O segmento de veículos pesados (caminhões, ônibus, semirreboques, tratores, implementos e outros) foi o que registrou maior alta na venda de novas cotas, com 89,1%.

O Consórcio Nacional Bancorbrás também vem nessa tendência e apresentou resultados positivos no primeiro bimestre do ano. Em janeiro e fevereiro, a empresa registrou crescimento nas vendas, com destaque para o consórcio de serviços, em que as contratações subiram 11% nos dois primeiros meses de 2022, em relação ao igual período do ano anterior.

"Os clientes têm buscado cada vez mais pelo consórcio, por todas as vantagens e praticidade que ele oferece, como valores atrativos das parcelas, segurança financeira e facilidade de obtenção do bem ou serviço desejado", afirma José Climério Silva Souza, Diretor Executivo da Bancorbrás Consórcios. Na empresa, a modalidade de consórcio que apresentou maior expansão foi o de serviços, com 37% de aumento no volume de crédito comercializado.

Alta nas taxas de juros

A disparada nas taxas de juros aumentou o custo de aquisição de bens e serviços, tornando o mercado de consórcios ainda mais atraente para os consumidores. Em 2022, a taxa Selic chegou a 11,75%, fazendo com que muitos brasileiros desistissem de realizar o sonho da casa própria e do carro novo. Segundo dados do Banco Central, com a alta os bancos reajustaram suas taxas de juros. O crédito imobiliário, por exemplo, atingiu 9,4% em janeiro, e os financiamentos para veículos alcançaram a marca de 27%.

O consórcio tem como objetivo disponibilizar crédito para a compra, sem juros, de bens e serviços. Os interessados se organizam em um grupo, que receberá quantias mensais de todos os integrantes, durante um período previamente estabelecido, para criar uma poupança conjunta. Durante esse tempo, os clientes têm a possibilidade de contemplação por sorteio ou mediante oferta de lances livres e fixos, podendo embutir parte do valor ofertado na carta de crédito. "A modalidade permite que o consorciado se organize financeiramente, sem prejudicar o orçamento familiar ou empresarial", finaliza José Climério.

  Revista Negócios
 Veja Também