Ainda Cortez Doceria
Crédito: Agência Sebrae

Vendas de chocolates e doces impulsionam negócios no período da Páscoa

 

A facilidade para empreender, produção sem necessidade de maquinário pesado, matéria prima acessível e alto poder de consumo fazem da produção de chocolates e derivados do cacau uma das alternativas de negócios para muitos brasileiros. O número de novos empreendimentos formalizados no país só cresce, principalmente neste período de Páscoa, época em que as guloseimas invadem as prateleiras dos supermecados, redes de magazines, docerias e lojas especializadas em produtos artesanais. No ano passado, o setor teve um incremento de 2.397 novas empresas formalizadas, sendo a maioria constituída na categoria de Microempreendedor Individual (MEI). Isso representa um aumento de 57% em comparação com o ano anterior.

Não à toa que nesse período que antecede a Semana Santa os empreendedores do chocolate se multiplicam no Rio Grande do Norte e em todo o país. E para a venda desse tipo de produto se consolidar e o negócio prosperar, especialistas do Sebrae dão algumas recomendações. A primeira delas é a diversificação. Investir em cestas e kits com novos produtos e formatos pode garantir clientela. As redes sociais também podem ser aliadas para divulgar a abertura das encomendas. A forma vale tanto quanto o conteúdo. Por isso, é bom apostar em embalagens que facilitem o transporte, já que o chocolate é um produto sensível. É importante ainda destacar o produto campeão de vendas à temática da data e não esquecer de planejar a logística de entrega.

São lições como essas que as empreendedoras potiguares Augusta Galvão e Cynthia Queiroz estão seguindo à risca. Elas apostam pela primeira vez nas vendas da páscoa neste ano. Sócias da Gucy Biscoitaria, empresa criada no final do ano passado, as nutricionistas lançaram no período do natal uma linha de biscoitos finos e autorais que se tornaram um sucesso no mercado local. São cinco tipos de biscoitos, sendo quatro doces – casadinho, goiabinha, caramelo e o crinkadinho, um biscoito de chocolate com recheio de brigadeiro, e o salgadinho de nata. A loja virtual no Instagram @gucybiscoitaria além de uma vitrine, tem o menu com os preços dos produtos.

A grande novidade do menu de páscoa da Gucy Biscoitaria é a mini torta de manteiga escocesa, uma exclusividade da Gucy no mercado local, que também está disponível na versão bombom de páscoa, com pedaços da torta banhados no chocolate blend em embalagem para presente. Outra aposta das empreendedoras nesta páscoa é o ovo surpresa Crinkadinho de Chocolate. “A nossa expectativa é de boas vendas, considerando que este ano as reuniões em família e entre amigos vão acontecer com maior segurança e tranquilidade, depois do período de isolamento provocado pela pandemia”, espera Cynthia Queiroz.

Augusta Galvão explica que além de adquirir produtos para consumo próprio, os clientes da Gucy Biscoitaria costumam presentear familiares e amigos. “Temos um produto diferenciado com essências e recheios diferentes, com valor agregado. A torta de manteiga escocesa é uma exclusividade nossa e tem relação com memória afetiva. Ela ficou famosa no desenho do Pica-Pau, que costumava devorar com gulodice a torta, que era a sua paixão”, lembra a doceira. Além de investir em ingredientes de excelente qualidade, Augusta afirma que é importante desenvolver embalagens apropriadas para os produtos. Por essa razão, as empreendedoras estão buscando no Sebrae uma consultoria para identificar e desenvolver embalagens mais adequadas e atrativas para o cliente.

Doce Páscoa

A páscoa deste ano tem um sabor especial para os empreendedores que conseguiram vencer os desafios impostos pelos dois anos de pandemia, que restringiram as comemorações que ocorriam no período. Com o retorno dos encontros entre amigos e celebrações em família, cresce a demanda pelos itens típicos da época, como os doces, biscoitos finos e ovos de chocolates artesanais. Muitas empreendedoras estão apostando na retomada das vendas de cestas, kits para presentes ou mesmo o tradicional ovo de chocolate, que simboliza a festa cristã.

Este é o caso da doceira Aida Cortez, que aproveita o período para produzir uma linha especial de páscoa, como doces, bolos e cupcakes decorados com coelhos e cenouras, além dos ovos de chocolate, dando um colorido todo especial aos itens feitos de forma caprichosa e artesanalmente. As expectativas da empreendedora em relação às vendas são as melhores possíveis, acreditando que depois de um longo período de distanciamento social, as pessoas estão voltando ao convívio com os amigos e familiares. Aida Cortez atende aos pedidos, tanto na loja física no bairro Barro Vermelho, como através do Instagram @aidacortez_confeitaria que disponibiliza uma vitrine virtual e o whatsapp para encomendas.

Além dos ovos de páscoa feitos artesanalmente, Aida Cortez dedica-se à produção de bolos e cupcakes decorados com o tema da páscoa, assim como os doces finos com motivos de coelho, cenoura e ovos coloridos. “Procuramos encantar adultos e crianças, tanto com a apresentação dos nossos produtos, como pelos sabores especiais”, afirma Aida, que tradicionalmente trabalha com bolos confeitados, tortas, doces finos e salgados para eventos festivos.

Agência Sebrae

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