Universitários no desafio da Maratona de Negócios Sociais

SEX. 29 JUN

Estudantes de instituições de ensino superior, pública e privada, estabelecidas em Natal, participam até a noite desta sexta-feira (29) da 1ª Maratona de Negócios Sociais, realizada pelo Sebrae do Rio Grande do Norte, durante a XXIV Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura – CIENTEC/2018, aberta ontem no Campus da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN.

Durante dois dias os estudantes universitários participam de uma competição de ideias inovadoras, na qual as equipes formadas por cinco integrantes irão propor soluções para problemas sócios-ambientais com impacto na coletividade, refletindo em melhoria de vida para a população e para o próprio meio ambiente.  

As equipes de estudantes de cursos diversos estão trabalhando cinco temáticas distintas: empregabilidade, acesso à educação, saúde, segurança e energias renováveis. A partir da ideação, os alunos farão a prototipagem e a modelagem do negócio. “Nós vamos provocar os universitários para que pensem num problema e busquem soluções que atendam à coletividade”, explica o gestor do Projeto de Desenvolvimento de Negócios de Impacto Social e analista técnico do Sebrae-RN, Daniel Dias. 

Para a estudante do curso de Ciência e Tecnologia da UFRN, Yasmin Lucena Cândido, a expectativa durante a maratona é adquirir conhecimento sobre negócios na área de marketing digital. “Eu pretendo empreender nesta área que está bastante avançada e tem muitas oportunidades em diversos segmentos do mercado. Espero aqui na maratona aprender como me tornar uma empresária, buscando minhas características empreendedoras para ser mais competitiva”, afirma Yasmin Lucena.

Até outubro próximo o Sebrae do Rio Grande do Norte realizará outras 10 maratonas de Negócios Sociais nos municípios onde estão os escritórios regionais da instituição: Mossoró, Assú, Apodi, Pau dos Ferros, João Câmara, Caicó, Currais Novos, Santa Cruz e Nova Cruz. A última acontecerá durante a Festa do Boi, no Parque de Exposições Aristófanes Fernandes, em Parnamirim. Deste evento participarão as duas equipes vencedoras de cada maratona realizada no circuito estadual.

Nos dois dias acontecem três encontros distintos entre as equipes da maratona, coordenada por um coordenador geral, mentores e avaliadores de todas as etapas. O primeiro encontro foi de grandes desafios e ideias e permitiu que o aluno pudesse desenvolver a sua capacidade de percepção, habilidade de observação e de geração de ideias inovadoras, criando condições que consolidem as competências nas dimensões cognitiva, operacional e atitudinal. No segundo encontro serão trabalhadas ideias para experimentação de protótipos construídos inicialmente como possibilidades de buscar respostas diretas para a melhoria e refinamento de uma ideia e no terceiro a experimentação dará forma à ideia, a partir da construção de um protótipo que tornará as ideias tangíveis. Mesmo com protótipos iniciais e rústicos, é possível visualizar e aprender como melhorar e refinar uma ideia, sem o risco de um investimento que possa se transformar prejuízos ao investidor.


Fonte: Agência Sebrae de Notícias

 

  Revista Negócios
 Veja Também