Integração de tecnologias e governança clínica aprimorando processos e fortalecendo cuidado ao paciente
A Unimed Natal apresentou um dos seus principais cases durante a Jornada Valor em Saúde Brasil 2024, realizada de 10 a 12 de dezembro, destacando os avanços em segurança do paciente e eficiência hospitalar no Hospital da Unimed. A apresentação, conduzida pelo diretor técnico da unidade hospitalar, Dr. Hércules Albuquerque, abordou como a instituição implementou ferramentas avançadas para fortalecer o cuidado ao paciente e melhorar processos.
Entre os resultados alcançados, destaca-se a maior assertividade no número de notificações de eventos adversos, promovido pela busca ativa em prontuários e pela integração entre o Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), o Serviço de Controle de Infecções Hospitalares (SCIH), o corpo clínico e os gestores. Essa sinergia permitiu a criação de protocolos personalizados e a melhoria na troca de informações, beneficiando tanto pacientes quanto profissionais de saúde.
“O fortalecimento do Núcleo de Segurança do Paciente foi essencial para promover um cuidado mais seguro e eficiente. Essas ações reforçam o compromisso da Unimed Natal em adotar práticas baseadas em evidências e melhorar continuamente nossos serviços”, explicou o Dr. Hércules Albuquerque.
A utilização da Plataforma Valor Saúde Brasil em Ação e do modelo de agrupamento por diagnóstico (DRG) foi um dos pilares do caso. A ferramenta contribuiu para aprimorar a governança clínica e orientar decisões estratégicas baseadas em dados. Além disso, a inteligência artificial estabelece padrões em eventos adversos, otimizando a comunicação intersetorial e fornecendo insights para a gestão hospitalar e a integração de dados assistenciais.
O diretor de Recursos Próprios da Unimed Natal, Dr. Emerson Oliveira ressaltou a relevância dessas iniciativas. “É muito bom ter a oportunidade de compartilhar um caso que reflete o impacto positivo de ações integradas e sustentáveis. A utilização de ferramentas avançadas e validadas agrega valor ao nosso trabalho, promovendo uma comunicação mais eficiente entre os setores do hospital e alinhando operadora e prestador na busca por melhores desfechos clínicos”, finaliza.