Crédito: Imagem Free

Unicórnios brasileiros são exemplos de inovação para pequenos negócios

DOM. 18 OUT

As startups consideradas unicórnios, ou seja, aquelas que conseguiram atingir valor de mercado acima de US$ 1 bilhão, são referência entre os modelos de negócios inovadores. No Brasil, apenas 10 empresas alcançaram essa marca nos últimos dois anos. A partir desta segunda-feira (19), o evento Case Startup Summit 2020, que tem apoio do Sebrae, vai reunir os executivos de seis dos 10 unicórnios brasileiros (99 Táxi, Gympass, Nubank, Ifood, Ebanx e Loft), para falarem das escolhas e decisões tomadas para alcançarem o sucesso nos negócios.

Para o presidente do Sebrae, Carlos Melles, será uma grande oportunidade para os pequenos negócios conhecerem melhor a trajetória dessas empresas de sucesso, consideradas referência quando o assunto é inovação. “O sonho de qualquer startup é se tornar um unicórnio, mas esse tipo de empresa é um exemplo para qualquer empreendedor que deseja agregar valor ao seu negócio e ter competitividade no mercado”, destacou.

Segundo Melles, existem duas características marcantes dos unicórnios que podem servir de exemplo para os pequenos negócios. A primeira delas é colocar o cliente como prioridade e a segunda é buscar mais rapidez para propor soluções diante das mudanças de mercado. “Costumo dizer que os unicórnios, como toda startup, possuem agilidade no DNA e a pandemia mostrou que as empresas que conseguiram se reinventar e se reposicionar no mercado com rapidez são as que responderam melhor à crise do que as empresas que ficaram paradas esperando tudo passar”, analisou.

Recentemente a plataforma de e-commerce VTEX anunciou que se tornou o mais novo unicórnio brasileiro. De acordo com a analista, as empresas que estão focadas em expandir seus negócios para fora do país, por meio da internacionalização, com modelos de negócios com capacidade de escalabilidade e replicação, são as que contam maior potencial de ser tornarem unicórnios.

Mês da Inovação

O Case Startup Summit 2020, entre os dias 19 e 23 de outubro, é mais um dos eventos que fazem parte do Mês da Inovação, iniciativa do Sebrae para estimular a inovação entre os pequenos negócios. Neste ano, o formato online terá conteúdo 24h por dia, com a presença de 300 palestrantes nacionais e internacionais para tratar dos temas mais atuais do mundo dos negócios.

Veja a seguir alguns painéis do evento:

Dia 19 – 14h30 e 19h30

“Além dos Unicórnios” – com o CEO do Ifood, Fabrício Bloisi.

Dia 20 –10h45

“O segredo dos unicórnios: como as empresas mais inovadoras do mundo geram ideias bilionárias” – com o CTO 49 Educação, Leonardo Burtet,

Dia 22 – 15h30

"99: como o primeiro unicórnio brasileiro se tornou um celeiro de startups" – com o cofundador 99, Ariel Lambrech; cofundador e CEO da Kovi, Adhemar Milani; cofundador e CEO da Swap, Douglas Storf e Guilherme Penna, da Global Founders Capital.

Agência Sebrae

  Revista Negócios
 Veja Também