Um novo capitalismo para o século XXI

SEX. 14 JUN

“O capitalismo precisa ser reinventado. As empresas precisam trabalhar para promover um capitalismo que coloque o planeta e as pessoas antes do lucro.” Hamad Buamim, chairman da Federação Mundial das Câmaras de Comércio e presidente da Câmara de Comércio e Indústria do Emirado de Dubai.

Rio de Janeiro, 14 de junho de 2019 – Trabalhar para promover um novo capitalismo para o século 21, reinventar o sistema de modo a colocar o planeta e as pessoas antes do lucro. Esse é um dos objetivos estratégicos de Hamad Buamim, presidente do Conselho (chairman) da Federação Mundial das Câmaras de Comércio (International Chambers of Commerce – World Chambers Federation, ICC-WCF) e presidente da Câmara de Comércio e Indústria do Emirado de Dubai (Dubai Chamber), para enfrentar os desafios do comércio mundial nos próximos anos. 
 
Como presidente do 11° Congresso Mundial das Câmaras de Comércio (World Chambers Congress), que acaba hoje (sexta, 14/06), Hamad Buamim defende que o compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas (ONU), um pacto entre os países para combater o aquecimento global e a eliminação de barreiras comerciais, é essencial para a sustentabilidade da economia mundial. 
 
“Os riscos econômicos e sociais impostos pelas mudanças climáticas são impossíveis de ignorar. A incapacidade de tomar medidas efetivas pode significar um custo econômico total de US$2 trilhões, até 2030”, ressalta. “A colaboração e a integridade são fundamentais para o nosso futuro”, acrescenta, destacando que uma pesquisa global demonstrou a falta de credibilidade da população mundial nas instituições: apenas 15% acreditam que o atual sistema esteja funcionando, o que reforça a demanda sobre um novo capitalismo.
 
Durante o Congresso, a ICC-WCF convidou todas as câmaras presentes a assinarem um compromisso com a realização de políticas e iniciativas voltadas a atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
 
Em 2018, Hamad foi eleito presidente da ICC-WCC com a missão de liderar entidades que representam 45 milhões de empresas reunidas em 12 mil câmaras de comércio de todos os continentes na discussão e desenvolvimento de planos de ação sobre os grandes desafios que poderão afetar profundamente o comércio mundial nos próximos anos. Na Dubai Chamber desde 2006, Hamad Buamim transformou a entidade numa das câmaras de comércio mais ativas e influentes do mundo, com mais de 231 mil membros e 10 escritórios internacionais.

Hamad Buamim 
Educado nos EUA, o executivo possui MBA (Honours) em Bancos e Finanças pela Universidade de Missouri, Kansas City, e é Bacharel em Ciências (Magna Cum Laude) em Engenharia Elétrica pela University of Southern California, Los Angeles, é também o diretor administrativo e membro do conselho da Dubai World, companhia de investimentos que gerencia e supervisiona os negócios e projetos do Governo de Dubai em indústria e comércio.  Participa ainda do conselho de diferentes empresas, como CityCenter Holdings Nevada, EUA; International Hotel Investment Plc., Malta; e Inchcape Shipping Services World London, Reino Unido. Anteriormente, Buamim ocupou vários cargos em conselhos de empresas como Kerzner International Holdings, Mandarin Oriental New York, Banco Central dos Emirados Árabes Unidos, Emirates NBD Bank, Emirates Financial Services, Emirates NBD Capital, Network International e Hawkamah Institute for Corporate Governance do Médio Oriente e Norte da África. 


WCC
O World Chambers Congress é maior evento mundial de comércio e negócios, e está sendo realizado na América do Sul pela primeira vez.  No dia de hoje Hamad Buamim formalizou o convite para a 12ª edição, que será realizado em 2021, em Dubai (seu país de origem) e para a Expo2020 Dubai, exposição comercial internacional, que deve receber mais de 25 milhões de pessoas ao longo de seus 6 meses de duração. 

 

  Revista Negócios
 Veja Também