A proximidade da alta estação e a retomada das atividades no setor de turismo estão fazendo com que empresários e empreendedores de meios de hospedagem invistam nas consultorias de bioprevenção e adotem as medidas necessárias para garantir um receptivo seguro aos hóspedes. Alguns hotéis e pousadas do município de Martins, distante 380 quilômetros de Natal, estão devidamente preparados para atender a crescente demanda turística para os destinos regionais, sobretudo as serras potiguares, que estão sendo muito procurados devido à pandemia do coronavírus. A expectativa é de boa ocupação dos leitos pelos turistas do Rio Grande do Norte e dos estados vizinhos, como Paraíba e Ceará.
Para apoiar a retomada das atividades do turismo, como hospedagem, agentes de viagem, guias de turismo, passeios, restaurantes, bares e lojas de artesanato, o Sebrae criou o Programa Reinicie, uma consultoria especializada em Bioprevenção e uma página com informações, orientações em palestras virtuais, videoaulas e cartilhas no endereço https://www.rn.sebrae.com.br/bioprevencao/. A trilha de saúde coletiva virtual é gratuita e a consultoria em bioprevenção oferece um subsídio de 80% para as empresas turísticas de todo o estado.
Com uma oferta de 72 leitos, a Pousada Rancho da Serra, em Martins, está entre as empresas que investiram na consultoria de bioprevenção oferecida pelo Sebrae do Rio Grande do Norte e capacitou sua equipe de sete colaboradores, desde a recepção, passando pela governança, até a cozinha. Dentre as medidas adotadas, destacam-se o distanciamento social, a aferição da temperatura dos colaboradores e clientes, uso de álcool em gel, limpeza e higienização dos ambientes com frequência. “Essa consultoria foi muito importante, porque aprendemos a melhorar os nossos serviços e adquirimos conhecimento para continuar com as medidas de prevenção, mesmo em meio à pandemia”, afirma a gerente administrativa da pousada, Rute Lopes Fernandes.
Atualmente a Pousada Rancho da Serra está funcionando com 60% dos leitos distribuídos em 18 apartamentos. “A nossa ocupação tem sido muito boa, não só no final de semana. A maioria das pessoas que se hospedam na pousada é do nosso estado, mas temos recebido clientes do Ceará e da Paraíba, principalmente”, afirma Rute Fernandes, que prevê uma alta estação bem movimentada, devido às mudanças de planos dos turistas que programaram viagens ao exterior e até mesmo pelo Brasil e estão desistindo por conta dos reflexos da pandemia. Alguns países europeus estão vivendo uma segunda onda do coronavírus e retomando restrições severas para conter a disseminação do vírus.
Às vésperas de completar cinco anos, a Pousada Rancho da Serra oferece um serviço de restaurante que atende as três refeições para os hóspedes que preferem a comodidade de usufruir ao máximo do lugar, que tem piscina, salão de jogos, academia, pista de caminhada e até uma churrasqueira para os adeptos à tradição gaúcha. “Para as crianças há também um parquinho ecológico e a fazendinha para visitação”, lembra Rute. A gerente da Pousada Rancho da Serra afirma que a consultoria do Sebrae em bioprevenção foi essencial para uma retomada das atividades de forma adequada e que transmitisse a sensação de segurança aos clientes, que buscam lazer e entretenimento na serra potiguar.
Harmonia com a natureza
O tradicional Hotel Serrano, na serra de Martins, construído pelo governo estado no final da década de 1970 passou para a gestão da Rede de Hotéis Sabino Palace há 23 anos. Atualmente, em perfeita harmonia com a natureza e o clima da serra, o hotel oferece 256 leitos e uma boa estrutura de lazer e entretenimento com restaurante, bar, salão de jogos, quadra de esportes, piscinas, parque infantil e até uma biblioteca para os amantes da leitura. Devido às restrições impostas pela pandemia, apenas 60% dos 91 quartos estão à disposição dos hóspedes, que podem contar com café da manhã, almoço e jantar.
Para enfrentar os desafios trazidos pela pandemia do coronavírus e oferecer segurança aos turistas e toda a equipe de 20 colaboradores, a direção do Hotel Serrano decidiu contratar a consultoria especializada em bioprevenção oferecida pelo Sebrae-RN. Além do uso de equipamentos de proteção individual e coletiva por parte dos colaboradores, os ambientes do hotel receberam placas de sinalização e totens com informações e orientações sobre a conduta mais segura para a convivência no meio de hospedagem, que tem bastante espaços ao ar livre.
Além do constante uso de álcool em gel, o uso de máscaras de proteção facial é obrigatório desde a recepção, passando pelo restaurante, até a cozinha e área de manutenção. “Temos sido muito criteriosos, pois a consultoria nos ajudou bastante a entender a importância de toda a empresa adotar as medidas de proteção contra a covid-19. Temos uma responsabilidade enorme de preservar a saúde e o bem-estar dos hóspedes e da equipe de funcionários do hotel”, afirma o gerente Francisco Willame, lembrando que no restaurante foi adotado o distanciamento de mesas e instalada uma barreira de proteção no buffet. Além de visitantes do próprio estado, o Hotel Serrano tem atraído turistas dos estados vizinhos da Paraíba e do Ceará, principalmente.
Agência Sebrae