Crédito: José Cruz | Agência Brasil

Trilha de capacitação busca melhorar gestão de negócios da energia solar

QUA. 08 SET

O Sebrae no Rio Grande do Norte inicia, nesta quinta-feira (9), a segunda edição da Trilha Solar, uma jornada de capacitações estruturadas especificamente para acelerar resultados financeiros e comerciais das empresas integradoras do setor de energia solar. A ação faz parte do Programa RN Solar e começa com o workshop ‘A gestão da sua empresa como ferramenta de diferenciação no mercado’, que ocorre presencialmente na sede do Sebrae-RN, em Natal. A Trilha Solar 2021 tem início neste mês e vai até novembro próximo, com debates, palestras, mentorias, atendimentos individualizados e aproximação comercial entre os elos dessa cadeia produtiva. A programação conta com encontros remotos e presenciais. Informações sobre a trilha pelo telefone 84 99987-4113 e as inscrições podem ser feitas pelo link https://bit.ly/TrilhaSolar-SEBRAE

A segunda edição dessa série de capacitações está sendo realizada justamente no momento em que o segmento passa por uma renovação em função do Marco Legal, estabelecido pelo Projeto de Lei 5929/2019, que tramita para aprovação no Congresso Nacional. O texto já passou pela Câmara dos Deputados e será votado no Senado posteriormente. “Com a crise hídrica e o aumento da conta de energia, a procura pela instalação de painéis fotovoltaicos deve crescer nos próximos meses. E as empresas precisam de qualificação técnica e gerencial para estarem preparadas para atender a essa demanda, além de construir uma forte presença digital para divulgação dos produtos e serviços” explica a gerente da Unidade de Desenvolvimento Setorial do Sebrae-RN, Lorena Roosevelt.

Segundo a analista técnica do Sebrae, o Rio Grande do Norte possui alto grau de irradiação solar e um grande número de empresas integradoras, que juntas têm alta capacidade para ampliação da energia renovável solar fotovoltaica - boa para o meio ambiente e para o bolso do consumidor. De acordo com dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o setor de energia solar fotovoltaica cresceu 175% na comparação entre 2019 e 2018 no Rio Grande do Norte e a estimativa é que em 2040 só a energia do sol represente 32% da matriz energética brasileira.

A Trilha Solar surge para preparar as empresas potiguares do segmento para este cenário próspero. Toda a capacitação está baseada na estratégia de tornar a gestão do negócio um instrumento de competitividade. Isso porque o foco é atuar na informação e em conhecimento na área de gestão para diferenciação no mercado, melhoria nos resultados da empresa e aumento de clientes. As empresas participantes trabalharam com os processos empresariais, a presença digital, o posicionamento da marca, a área de finanças, o marketing, as vendas, as novas tecnologias, os modelos de negócios sustentáveis, regulação do setor e também a aproximação comercial para fomentar mais negócios dentro do setor.

Encontros presenciais e remotos serão conduzidos por consultores especializados e os atendimentos coletivos serão via plataforma Zoom. Além disso, o programa tem previstos dois workshops e um encontro de negócios ao final da trilha, além da entrega de certificado à empresa participante.

Agência Sebrae

  Revista Negócios
 Veja Também