Crédito: Imagem Free

Três dicas para ter sucesso empreendendo no Brasil

SEG. 09 AGO

Empreender é um processo arriscado, que se não for bem feito pode causar grandes prejuízos. A pesquisa Global Entrepreneurship Monitor, realizada em parceria com o Sebrae, mostrou que em 2020 25% da população adulta adotou o empreendedorismo como forma de trabalho e ganho de renda.

Thiago Coutinho, fundador da Voitto - Escola de Negócios para Novos Mercados - possui vasta experiência em empreendedorismo e afirma que o primeiro passo para ter um empreendimento de sucesso é conhecer o mercado em que o profissional irá atuar. Coutinho já participou de forma direta ou indireta de mais de 20 tipos de negócios em modelos diversos, descontinuados, que quebraram e que alcançaram potencial de escala.

“Conhecer o público-alvo, concorrentes e desafios do segmento escolhido para atuar é o que fará a diferença para que os resultados sejam positivos. Empreender também é estudar, se aprofundar e estar atento às novidades do mercado.” afirma o CEO da Voitto

Outra dica que Thiago afirma ser fundamental é ter resiliência.

“O começo pode ser difícil, talvez o lucro demore alguns meses, talvez as coisas não saiam como planejado e o empreendedor precisa ser resiliente, analisar os cenários e o que precisa ser melhorado para que os resultados planejados aconteçam.” completa Coutinho

Por fim, o expert em empreendedorismo compartilha que é fundamental conhecer processos de gestão financeira, de projeto e de pessoas.

“Uma boa gestão é a chave para impulsionar qualquer negócio. A gestão se desdobra na parte financeira, na organização dos projetos e demandas e principalmente na liderança do time. Ter um boa liderança é um grande impulsionador de empresas” afirma Thiago Coutinho

Sobre Thiago Coutinho

É formado em Engenharia de Produção, pós graduado em métodos estatísticos computacionais e Mestre em Administração pela UFJF. Possui formação complementar em Black Belt em Lean Seis Sigma, certificação Microsoft Office Specialist em Excel (MOS), Auditor Lead Acessor ISO 9001 e EXIN Agile Scrum Foundation.

No ambiente acadêmico atuou como professor em disciplinas de Qualidade e Empreendedorismo para alunos de Graduação em Engenharia de Produção e atualmente é professor executivo da Pós ADM da Fundação Getúlio Vargas (FGV) em Juiz de Fora, ministrando o módulo de Empreendedorismo.

Como empreendedor, foi aprovado em um programa de aceleração de empresas da ENDEAVOR, o Promessas ENDEAVOR, onde recebeu mentorias para aceleração de negócios. Atualmente se dedica a projetos de consultoria em gestão e a direção executiva do Grupo Voitto, carregando com seu time a visão de ser referência nacional no desenvolvimento da sociedade pela educação corporativa.

  Revista Negócios
 Veja Também