Com o avanço da tecnologia e a necessidade de melhorar a performance do atendimento aos clientes, o mercado imobiliário do Rio Grande do Norte tem investido cada vez mais na transformação digital, incorporando processos deste tipo nas estratégias organizacionais. Melhorar logística, custos, funcionalidade da equipe, compras e vendas são alguns dos objetivos.
De olho nas soluções que mitiguem processos burocráticos, muitas empresas potiguares ligadas ao setor têm conquistado o seu lugar no mundo digital e na rotina dos consumidores. Parte dessa reinvenção se dá a partir dos desafios impostos pela pandemia da covid-19, facilitando ainda mais o dia a dia e a relação entre empresas e clientes.
Empresários do ramo têm comemorado os resultados a partir da adesão da transformação digital. É o caso do engenheiro civil e co-fundador da construtora e incorporadora potiguar Kactus Hub, Rafael Matheus. “O que antes era resolvido em 60 dias, agora é resolvido em pelo menos 20 dias”, conta.
Capacidade de vender e comprar de forma remota, compartilhamento de documentação 100% on-line e viabilizar assinaturas de contratos digitalmente são algumas das iniciativas para desburocratizar processos.
“Temos um trabalho de performance muito forte na parte de inbound marketing e atendimento on-line a partir de gerenciadores como o Customer Relationship Management [Gestão de Relacionamento com o Cliente]. Tudo com processos muito simples, rápidos e muito bem implantados, facilitando a vida de todos”, exemplifica o empresário.
A experiência é sentida na prática pelos clientes que buscam tirar do papel o sonho da casa própria. Há quase dois meses, a funcionária pública Adriana Pessoa, de 46 anos, conseguiu adquirir um imóvel em um condomínio de casas que tanto desejou, com segurança, privacidade e tranquilidade.
“O processo de compra foi tão rápido que eu não tive muito tempo de organizar toda a mudança. Foi tudo tão legal que eu nem acreditei. Agora é vida nova”, frisa a moradora do Residencial Jardine, em Parnamirim, na Grande Natal.
Para que mais clientes vivenciem a mesma sensação que Adriana, a expectativa é que o segmento imobiliário intensifique ainda mais os recursos da transformação digital e aplique-os no cotidiano empresarial. "Aqui, na Kactus, estamos sempre acompanhando novas tendências de mercado, para que possamos desfrutar uma maior praticidade livre de burocracia", ressalta o empresário Rafael Matheus.