A compra de um imóvel é uma das decisões mais importantes na vida de uma pessoa, seja para morar ou para fazer um investimento. Nesse sentido, a tecnologia tem sido cada vez mais utilizada para entregar uma melhor experiência na jornada de compra, transformando a maneira como as pessoas interagem e têm acesso às informações sobre o imóvel.
“Atualmente já é possível conhecer um empreendimento de forma virtual, através de um tour digital, passeando dentro da planta do imóvel e tendo acesso às informações sobre financiamento e formas de pagamento facilitadas. Também podemos coletar, assinar e até fechar negócios de forma totalmente digital, com a segurança garantida pelas tecnologias embarcadas nas soluções. Essa é uma jornada em que todo mundo sai ganhando, tanto em velocidade quanto em assertividade na tomada de decisão”, explica Cleber Francischini, Product Owner para Construção na Senior Sistemas.
O especialista destaca que, hoje, a tecnologia permite explorar diversas combinações, inclusive, com o perfil e preferências de cada cliente. "As pessoas desejam ver sua necessidade captada. Elas querem personalização. Uma pessoa solteira tem um olhar sob a moradia totalmente diferente de um casal com filhos”, comenta.
Outro ponto importante é que pessoas que estão interessadas em comprar um imóvel querem saber tudo sobre o empreendimento, desde dados sobre a construtora até detalhes sobre a região geográfica. E aquele jeito antigo de fazer essa avaliação, tendo a visita presencial como imprescindível, já não cabe mais na rotina atribulada da maioria delas.
Benefícios para construtoras, incorporadoras e imobiliárias
Na outra ponta, a grande vantagem para quem está vendendo é entregar uma melhor experiência de compra, mais ágil, moderna e flexível, atingindo um potencial de público muito superior. “A transformação digital agiliza o tempo de venda de um imóvel também porque aumenta o campo de abrangência territorial, atingindo interessados até mesmo de outras cidades”, destaca o Head da Senior Sistemas. Confira a seguir algumas dessas inovações que já estão disponíveis no mercado.
O tour virtual 360° da Banib (https://www.banib.com) permiteque as construtoras e incorporadoras criem o projeto de tour virtual do seu empreendimento e o disponibilizem aos seus clientes no seu site e também para os corretores, através do aplicativo do Vimob (https://www.mega.com.br/vimob/). Além do tour virtual, o corretor tem à sua disposição tabelas de vendas atualizadas, índices de disponibilidade das unidades / lotes, fotos e documentos do empreendimento.
Já a DocuSign (https://www.docusign.com.br/), inovação também integrada ao Vimob, viabiliza que o contrato seja enviado para o cliente via e-mail para assinatura, evitando assim a necessidade de deslocar-se até a empresa. “Essas inovações estão focadas na venda do imóvel. São facilitadores para que corretor e comprador façam as negociações. Não competimos atualmente com as páginas de ofertas de imóvel, que são ferramentas de marketing e divulgação dos empreendimentos. Nossas inovações fornecem ao corretor todo o material que ele precisa para apresentar, negociar e fazer a venda”, explica Francischini.
Hoje a assinatura digital é algo comum em vários mercados e no segmento da construção não poderia ser diferente. “Atualmente já temos uma série de direcionamentos jurídicos que confirmam a validade da assinatura digital, além de trazer um benefício gigante de tempo e em sustentabilidade, evitando o desperdício de papel e energia, migrando todos os processos para o digital”. Além do mais, com a assinatura digital, ganha-se em celeridade: o contrato é enviado na mesma hora para o cliente por e-mail que, em minutos, já efetua a assinatura, sem precisar se deslocar até a empresa, correios, cartório, etc.