Crédito: Allan Phablo | Sebrae RN

Termo de cooperação tornará cadeia do agronegócio mais competitiva

SEX. 18 JUN

Cadeias produtivas que integram o setor agropecuário de Mossoró passam a contar com ferramentas de suporte à promoção do desenvolvimento sustentável no campo como diferencial competitivo inovador e de inserção no mercado. Parceria firmada entre Sebrae no Rio Grande do Norte e Prefeitura de Mossoró, nesta quinta-feira (17) no Palácio da Resistência, sede do Executivo Municipal, prevê, por meio do Programa Mossoró Rural, investimento superior a R$ 1 milhão, em consultorias e ações voltadas ao fortalecimento da agropecuária local. Um total de 1.060 empreendimentos rurais serão beneficiados com o Acordo de Cooperação Técnica e Financeira.

A parceria, que tem duração de um ano, contempla consultorias em gestão e inovação tecnológica, por meio do Programa Sebraetec e de outras ferramentas de capacitação disponibilizadas pelo Sebrae no Rio Grande do Norte. A ideia é promover melhorias em áreas como logística, cooperativismo, inserção digital, mapeamento e melhoria de processos, além de diversificação de produtos e boas práticas, entre outras, para inserir os pequenos negócios no mercado. Outros pilares do Mossoró Rural são elevar a produtividade e aumentar a geração de renda no campo.

Agricultura 4.0

O diretor superintendente do Sebrae-RN, José Ferreira de Melo Neto destaca que o Programa Mossoró Rural é o maior do setor a ser desenvolvido pela entidade no Rio Grande do Norte e representará um salto no desenvolvimento da economia local. “Esse é um projeto muito abrangente, que beneficiará fortemente o setor, qualificando diversas cadeias produtivas e elevando a competitividade dos negócios rurais”, avalia.

O programa vai explorar o elevado potencial do setor agropecuário no município. Para tanto, além da fruticultura, uma das mais tradicionais cadeias produtivas do município, serão beneficiadas ainda as cadeias da agroindústria, apicultura e meliponicultura, avicultura, bovinocultura, caprinovinocultura, e ainda horticultura, piscicultura e suinocultura.

O prefeito de Mossoró, Alysson Bezerra, enalteceu a iniciativa, especialmente por beneficiar diretamente a zona rural. Segundo o gestor público, a parceria com o Sebrae-RN resultará em mais oportunidades ao homem do campo e desenvolvimento rural. “Fico muito feliz com a parceria e por estarmos dando início a um programa tão grande, e que vai trazer muitos resultados positivos para quem vive na zona rural. Vamos apoiar a medida e colher muitos bons frutos dessa parceria”, prevê.

A partir do pilar da inovação, o Programa Mossoró Rural deverá promover a inserção digital do pequeno produtor, por meio de ferramentas como os Hackathons e oficinas direcionadas para filhos de produtores, em escolas da zona rural de Mossoró. “A ideia é que, através da capacitação dos filhos de produtores, que já costumam fazer uso das novas tecnologias digitais, possamos levar a inovação e a inserção digital aos negócios rurais para solucionar problemas vivenciados pelo homem do campo”, explica o diretor de Operações do Sebrae-RN, Marcelo Toscano.

Agência Sebrae

  Revista Negócios
 Veja Também