Terceirização: mercado de trabalho modernizado

SEX. 11 JAN

No cenário de constantes mudanças no mercado de trabalho, empresas tentando se livrar dos efeitos da crise econômica, alta cobrança de impostos praticados pelo Governo, a terceirização de mão de obra torna-se uma opção para garantir trabalho de forma justa e eficaz. Sancionada em 2017, a nova Lei Trabalhista permite que esse modelo de contratação passe a ser usado em todas as áreas de atuação profissional. A mudança gerou ganho para os dois lados, ajudando na diminuição da fila do desemprego e apresentando diversos benefícios para empresas públicas e privadas.

Segundo Jerlani Lucena Alves, coordenadora operacional da JMT Service, empresa especializada no segmento, a Lei simplifica a relação entre patrão e empresário. “A terceirização é uma alternativa que faz parte das estratégias organizacionais em busca de uma otimização de processos e redução de despesas. Com determinados setores da empresa terceirizado, o empresário pode focar na melhoria e expansão de seu negócio”, afirma.

Redução de custos operacionais, expansão de forma estruturada, estabelecimento de parcerias produtivas e otimização do tempo são alguns dos benefícios da terceirização para quem contrata esse tipo de serviço. “Há redução na contratação de gestores de RH e contabilidade. A responsabilidade no acompanhamento aos empregados orgânicos e execução das atividades, por exemplo, passam a ser da empresa terceirizada”, diz Jonas Silva, diretor da JMT Service.

Para o trabalhador, a mudança na legislação só trouxe benefícios. “Com o aumento das empresas terceirizadas, surgem novas vagas de emprego, sem reduzir, nem excluir, os direitos dos trabalhadores. Os contratados pelas terceirizadas têm os mesmos direitos de um outro profissional, como décimo terceiro salário, férias, FGTS e demais garantias estabelecidas pela legislação trabalhista. Também são vistos acordos coletivos e convenções de cada categoria profissional”, destaca Jernali Alves.

Com vasta experiência no mercado do Rio Grande do Norte (RN) e também da Paraíba (PB), a JMT Service atua há 13 anos no segmento, oferecendo mão de obra nas áreas de educação, saúde, infraestrutura e setor administrativo, tanto para o setor público, quanto para o privado. A empresa garante mão de obra treinada e qualificada, fardamento padronizado, assistência e acompanhamento do trabalhador.

“A terceirização hoje passa a ser uma excelente escolha para empresas de pequeno, médio ou grande porte, de qualquer ramo de atividade, sempre se avaliando a questão do custo benefício para que o contratante obtenha resultados eficientes para seu negócio”, garante Jerlani.

A preocupação com a qualidade de vida dos profissionais que vestem a camisa da empresa também é de extrema importância para o grupo. “A JMT dispões de uma total estrutura para atender a todos os colaboradores, com setores como o SESMT, responsável por zelar pela segurança, higiene e saúde dos colaboradores, além de treinamentos em funções específicas de cada contratação, fornecimento e orientação do uso do Equipamento de Proteção Individual (EPI) e auxílio ao contratado por meio de setor médico”, detalha Jonas Silva.

 

  Revista Negócios
 Veja Também