Crédito: Divulgação

Tecnologia em gestão escolar auxilia as escolas do futuro

QUI. 28 OUT

Além de auxiliar professores e estudantes no processo de ensino-aprendizagem em sala de aula, a tecnologia vem dando suporte para escolas de todo o Brasil, que se abrem para a inovação tecnológica ao aderirem a soluções em gestão educacional também nas áreas consideradas mais burocráticas, como a administrativa e a financeira.

Pensando nisso, as Edtechs – empresas de tecnologia que trabalham no ramo da educação – veem o momento como uma oportunidade para suprir a demanda, especialmente neste período em que o mercado está voltado para o ano letivo 2022, dentro de um cenário cada vez mais competitivo com a retomada das atividades ainda em pandemia.

Neste sentido, auxiliar as escolas na simplificação do processo de matrículas e na gestão escolar como um todo tem sido fundamental para otimizar tempo, rotina de trabalho e facilitar a aquisição de alunos. A informação é referendada pelo fundador e CEO da Activesoft, Jader Ramalho. Sediada em Natal há 22 anos e presente em todas as regiões do país, a empresa atua com software especializado em gestão escolar para a educação básica e ensino superior de instituições privadas, a partir de soluções em gestão acadêmica e financeira.

“As escolas estão cada vez mais buscando novidades que as ajudem a desburocratizar a gestão, seja ela financeira ou acadêmica, principalmente neste segundo semestre, quando começa o período de matrículas. Isso ficou ainda mais evidente para nós em 2020, desde o início da pandemia, quando muitos dos clientes dos nossos clientes começaram a experimentar uma de nossas funcionalidades, que é a matrícula on-line. Para essas escolas do futuro, prestamos um suporte personalizado, de acordo com a sua demanda e necessidade”, complementa Jader Ramalho.

Escolas do futuro

De acordo com o portal Educa Mais Brasil, esse “é um conceito informal para designar as novas características das escolas da educação básica. Ela combina características das instituições mais tradicionais com métodos inovadores, fortemente influenciados pelas inovações tecnológicas e a revolução do mercado de trabalho. As principais características da escola do futuro estão relacionadas a estes fatores, à influência da tecnologia e às novas demandas da sociedade”.

Essa definição também prioriza uma maior conexão entre escola e família a partir de uma transformação digital, cujas ferramentas buscam favorecer o acompanhamento de toda a rotina escolar. É o que procurava há 14 anos o diretor do Colégio PH3, em Natal, Pedro Henrique, antes de migrar para uma plataforma mais ágil e eficiente.

Segundo o gestor, a instituição contava com muitos gargalos na inserção de dados, especialmente no período de matrículas. Com a mudança de software, a tecnologia passou a auxiliar na tomada de decisões, a qual ele julga fundamental para realizar um melhor planejamento na gestão escolar.

“O sistema de antes era muito inconsistente. O professor não conseguia inserir dados corretamente. Hoje em dia, conseguimos receber uma avaliação de um pai ou responsável e monitorá-la com mais eficiência. Já durante o processo de matrículas, conseguimos filtrar informações para saber qual é o ano e o turno mais procurados, para incentivar a procura pelo turno da manhã em determinada turma, por exemplo. Com o sistema da Activesoft, temos uma segurança maior das informações”, frisa Pedro Henrique.

“Soluções como essas, tornam a escola mais atraente e garante uma experiência de trabalho mais agradável para a equipe, os pais e os alunos”, atesta o CEO da Activesoft, Jader Ramalho.

  Revista Negócios
 Veja Também