Sede do Metrópole Digital, no Campus da UFRN, um dos símbolos da inovação em Natal
Crédito: Demis Roussos

Startups e empresas de tecnologia dominam o ecossistema de inovação

QUA. 21 OUT

A composição do ecossistema de inovação do Rio Grande do Norte agrega, em sua maioria, empresas do segmento de tecnologia da informação e comunicação, que representam mais da metade de todo o agrupamento (55,5%). Já as startups, que são plataformas de inovação com base digital, somam 35.9% e os provedores de internet o restante. Esses empreendimentos estão concentrados basicamente nos municípios de Natal (79,4%), Currais Novos, Mossoró e Parnamirim.

Esse quadro é o que revela o Mapeamento do Ecossistema de Inovação do RN, um estudo realizado pelo Sebrae no Rio Grande do Norte e Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (Fiern), com o apoio do Sindicato das Empresas de Teconologia da Informação do RN (SETIRN), Parque Tecnológico Metrópole Digital, Incubadora Inova da UFRN, incubadora ITNC do IFRN, e da Federação das Empresas Juniores (RN Junior).

O mapeamento foi disponibilizado na semana em que se comemora o Dia Nacional da Inovação (19 de outubro). O estudo traça um perfil completo dos negócios do setor e mostra um panorama geral desse tipo de empresa. A ideia é estimular a estratégia inovadora das empresas brasileiras e ampliar a efetividade das políticas de apoio à inovação por meio da interlocução construtiva e duradoura entre a iniciativa privada e o setor público para aumentar a competitividade desses empreendimentos. A publicação, sob a forma de e-book, pode ser acessada no endereço https://servicos.rn.sebrae.com.br/inovacao/.

“Queríamos aproveitar o Dia da Inovação para apresentar à sociedade esse levantamento feito pelo Sebrae. Um trabalho feito ao longo de quase um ano, com um profundo mapeamento do ecossistema de inovação, e que contribui para que o Rio Grande do Norte entenda como o segmento vem se desenvolvendo e o todo o seu potencial para continuar incentivando a inovação”, explica Carlos von Sohsten, que é gestor do projeto de Startups do Sebrae-RN e dá suporte, orientação e capacitação a empreendimentos dessa área.

Boletins de inovação

Para comemorar a data, o Sebrae também publicou nesta semana seis edições de boletins de Inovação e Tecnologia, abordando áreas fundamentais para o desenvolvimentos dessas empresas, como recursos humanos, comunicação e colaboração, ecossistema inovador, networking e negócios, empreender e acelerar, tendências e desafios. Todo o material está disponível no site.

“Nos seis boletins, a gente buscou interpretar o relatório do mapeamento com as informações mais importantes e tentou dar um tratamento ao conteúdo para ficar com uma linguagem acessível a todo o público, numa apresentação mais dinâmica, mais objetiva e organizada”, diz Carlos von Sohsten.

De acordo com o mapeamento, 29% dessas empresas têm a expectativa de aumentar o faturamento nos próximos cinco anos, 17% pretendem crescer no território nacional, 10,2% querem aumentar a carteira de clientes e 8,5% desejam expandir o mercado. Mais de 95% dos empreendedores enxergam como maior desafio ampliar o número de clientes.

Desde 2008, o Sebrae tem implementado ações com o objetivo de desenvolver o ecossistema de tecnologia e inovação no estado, incentivado o empreendedorismo. Em 12 anos, a instituição investiu R$ 6 milhões, captando e apoiando programas e criando iniciativas locais.

Agência Sebrae

  Revista Negócios
 Veja Também