Crédito: Divulgação

Startup potiguar recebe investimento de até R$ 200 mil da Ciser

QUA. 09 SET

Setartup com atuação em biorremediação de rejeitos industriais através da aplicação de bactérias, a potiguar Microciclo venceu o edital Conecta Startup Brasil e foi uma das duas startups aprovadas para a segunda fase do certame criado pela Ciser, maior fabricante de fixadores da América Latina, que atua no fornecimento de soluções industriais para diversos segmentos, contando também com um portfólio completo em fixadores, produtos para o segmento da construção civil e correlatos. Nesta nova fase ela recebe um investimento de até R$ 200 mil.

A Microciclo é uma startup nascente, sediada em Natal (RN). Atua com biorremediação de rejeitos industriais através da aplicação de bactérias, possibilitando a reutilização da água no sistema produtivo, gerando economia e segurança ambiental. A outra vencedora do edital é a Systemen, startup de tecnologia que entrou para acelerar a jornada da Ciser rumo à Indústria 4.0 por meio de sensoriamento, o que possibilitou o monitoramento de uma máquina laminadora de parafusos, permitindo, assim, a comunicação em tempo real com o equipamento.

“A ação resultou em envio de informação mais transparente e na ‘palma da mão’, possibilitando aos gestores industriais uma tomada de decisão muito assertiva”, explica Karollyne Correia, supervisora de inovação da Ciser.

Inovação tecnológica

A Ciser vem investindo fortemente em inovação tecnológica, ampliando sua atuação no ambiente digital, com o lançamento da Loja Ciser, ferramenta inédita na indústria de fixação, e consolidando a Ciser+ Inovação, plataforma de inovação aberta que objetiva, ao ampliar as conexões com startups e outras empresas de tecnologia, acelerar e gerar resultados inovadores nas indústrias.

A iniciativa do programa Ciser+ Inovação nasceu no final de 2019 e ganhou corpo este ano. A Ciser intensificou o relacionamento com aceleradoras, outras grandes empresas, órgãos de fomento e universidades, compartilhando desafios voltados à inovação. A empresa aderiu ao Programa Nacional Conexão Startup Indústria, ligado à Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), do Ministério da Economia. O propósito é alavancar soluções e experimentar novas metodologias e processos, como também sensibilizar e capacitar empreendedores sobre a importância das conexões e aperfeiçoar o ecossistema de inovação.

A Ciser usou o edital Conecta Startup Brasil, que surgiu do trabalho em conjunto destas entidades, como estratégia de mitigação de riscos, para estabelecer a forma da empresa de se relacionar com empresas nascentes. “Em uma indústria como a Ciser, as oportunidades para inovar estão presentes em vários departamentos, como o financeiro, RH, a engenharia, manufatura, segurança do trabalho, entre outros. A sistemática do Conecta nos ajudou também a atrair e selecionar startups que demonstravam sinergia com esses desafios”, aponta Karollyne.

E-commerce

Fortalecendo sua caminhada em inovação tecnológica, a Ciser também lançou sua loja online, uma ferramenta inédita na indústria de fixação, desenvolvida exclusivamente para os seus clientes de todo o Brasil. A Loja Ciser tem como objetivo facilitar a vida dos clientes, simplificando processos e reduzindo tempo de cotação e compra. Em menos de dez dias no ar, a plataforma já aumentou o tráfego e acesso no site da empresa em mais de 60% e mais de 100 solicitações de cadastro foram realizadas somente nas primeiras 24h.

O sistema permite que, independentemente da localização ou do tipo de dispositivo utilizado, o cliente consiga colocar pedidos ou consultar informações sobre os produtos de uma forma ágil, intuitiva e inteligente. Com total segurança e sigilo das informações fornecidas, o canal fica disponível 24 horas, nos sete dias da semana. Nele, também é possível realizar consulta de preços e tributos online, em tempo real.

A tecnologia escolhida pela Ciser foi a SAP Hybris Commerce, implantada em parceria com a empresa de tecnologia FH Consulting e a agência de comunicação BriviaDez. Desenvolvido em conjunto com as áreas de marketing, vendas e tecnologia da informação da Ciser, o modelo de plataforma é utilizado também por outras grandes marcas como Arezzo, Leroy Merlin, Carrefour, Hering, Etna, entre outras.

  Revista Negócios
 Veja Também