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Startup natalense é pioneira em marketing digital automotivo na América Latina

 

Dez vezes mais: este é o número no incremento das vendas online dos clientes de maior sucesso na AutoForce, empresa potiguar criada em 2015, que surgiu com o objetivo de revolucionar o marketing digital para o setor automotivo. Com temática semelhante a um Grande Prêmio de Fórmula 1, a organização trata as vendas online como uma corrida. Vence quem usa a melhor máquina, o melhor piloto e a tática mais acertada.

Uma das vantagens é a possibilidade de criar verdadeiros showrooms digitais, landing pages e portais customizáveis de maneira simples, rápida e intuitiva no sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS) que a AutoForce chama de Autódromo. Também há um sistema de integrador de leads que permite enviá-los às páginas da maioria dos gerenciadores de relacionamento com o cliente (CRM) disponíveis no mercado.

O surgimento e fortalecimento da empresa se dá em um momento de mudança do mercado. Tiago Fernandes, CEO e diretor de Marketing da AutoForce, afirma que o setor automotivo passa por uma constante transformação que não é percebida pela sociedade, já que ela faz parte dessa mudança. “Você vê isso nos próprios automóveis, com o avanço de carros autônomos e elétricos; Uber, Cabify, 99 que vendem a mobilidade como serviço. Quando você se dá conta, todo o universo que envolve os automóveis está envolvido por uma transformação tecnológica. Por que só as vendas de carros ficariam fora disso?”, questiona.

Esta mudança é comprovada por dados da pesquisa Car Buyer Journey 2019, feita pela empresa Cox Automotive, nos Estados Unidos. Ela apontou que o comprador de carros está gastando mais tempo de suas compras no meio online e, assim, toma decisões mais rápidas e passa menos pesquisando em concessionárias. Os resultados mostraram que os compradores de automóveis gastavam cerca de 61% do tempo ativo de compras no meio online em 2019. E este número é crescente, já que, em 2017, eles passavam 57% e, em 2018, 60%. “Ou seja, a pessoa pesquisa os veículos, vê os melhores custos-benefício e vai direto naqueles que lhes parece a melhor compra”, observa Fernandes. Números que só tendem a subir diante do contexto da pandemia do corona vírus, que limitou o acesso a espaços físicos e tem provocado uma aceleração da transformação digital no setor automotivo.

Método exclusivo

A AutoForce desenvolveu uma tática exclusiva, que se chama Encantamento de Leads. Essa metodologia de prospecção, tratativa, perseguição e relacionamento com os leads que chegam à concessionária por meio da internet, é mais eficiente na conversão destas ferramentas em clientes pagantes. Ela representa, principalmente, uma adequação da concessionária às necessidades e comportamentos dos novos consumidores. É algo tão poderoso que provoca uma mudança na cultura da empresa. Isso porque, na Era Digital, antigas regras de vendas, com estrutura engessada, não funcionam mais.

Com este método, a taxa de conversão de leads em clientes pagantes pode chegar a até 12% — bem mais que a média do mercado automotivo, que é de 3,5%.

Entre os cases de sucesso, que passaram a vender mais veículos com o uso dessa tecnologia, está o Grupo ViaSul, que atua no Nordeste. De acordo com Guilherme Galvão, gerente de Marketing do grupo, eles tinham uma experiência muito básica com o mercado digital e eram atuantes em vários canais, mas não tinham ferramentas eficazes para transformar isso em vendas. “Com a chegada da AutoForce, tudo mudou. Tivemos total apoio na construção da nossa equipe de encantadores de leads, desde infraestrutura até o treinamento para operação das ferramentas e atendimento ao cliente”, explicou.

Quem é a AutoForce

Desenvolveu a primeira plataforma de marketing digital da América Latina, a AutoForce foi fundada em 2015 na cidade de Natal/RN. Criou um poderoso sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS) que permite que as equipes das concessionárias criem e customizem sites e landing pages de forma simples e rápida. Especializada na conversão de leads em clientes pagantes, a AutoForce desenvolveu uma metodologia exclusiva chamada de Encantamento de Leads, que permite aos times de venda prospectar, tratar e converter esses leads em vendas. Grupos como Caltabiano, PG Prime, Ago, Osten e ViaSul já fazem parte da cartela de clientes da empresa potiguar.

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