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Startup de gestão de imóveis de temporada recebe aporte e acelera expansão no Nordeste

 

Em meio à pandemia, um dos setores mais impactados tem sido o turismo - já se soma a perda de R$ 122 bilhões de março a junho. O montante é equivalente a mais de três meses de faturamento do setor, estimado em R$ 40 bilhões, segundo cálculo da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo). Apesar do cenário nebuloso, algumas startups que dependem do turismo estão driblando a crise e retomando a economia graças ao uso de tecnologia, agilidade e planejamento estratégica.

A CarpeDiem Homes, uma das maiores proptechs do Nordeste brasileiro é exemplo disso. A empresa que conecta proprietários à portais de reservas, acaba de receber investimento de alguns sócios da Zaxo M&A Partners que traz uma experiência de R$ 5 bilhões em negócios concretizados com investidores financeiros, estratégicos ou institucionais, de âmbito nacional e internacional.

De maio pra cá a CarpeDiem Homes retomou as vendas, cresceu 300% de Março para Agosto e teve 20% de aumento no tráfego do site só no último mês. Além disso, as construtoras entenderam o modelo de negócio como um forte aliado - já são mais de 1.500 unidades em negociação em um trimestre (dentre prontas e em construção).

“O novo cenário econômico trazido pelas frequentes baixas da selic fez com que investidores buscassem alternativas de rentabilidade fora dos tradicionais produtos bancários, e, em cidades turísticas, produtos imobiliários adequados ao turismo regional vem tendo grande procura”, explicou o fundador da CarpeDiem Homes.

A pandemia também influenciou no comportamento do turista, e por existir um controle maior dos fatores de contágio, o turismo regional de aluguel de temporada com flats e casas vem sendo apontado como pivô da retomada por evitar aeroportos e grandes hotéis. Paralelo aos investidores, para gerar uma renda complementar, proprietários que utilizavam a propriedade poucas vezes no ano também passaram a oferecer suas propriedades de verão em plataformas digitais como Airbnb, Booking, Decolar ou outros portais conhecidos OTAs – Online Travel Agencies (Agências de viagens online).

O número de cadastros de imóveis por temporada em portais vem crescendo expressivamente nos Estados do nordeste brasileiro, segundo dados da AirDNA. É algo relativamente novo, contudo, cadastrar um imóvel e ofertá-lo para o mundo todo não é a parte mais complexa, o incômodo para o proprietário começa na gestão de preços, horários inconvenientes de check-in ou check-out, lavagem de roupa de cama e toalhas, inventário de utensílios, gestão da equipe de limpeza e manutenção, entre outras. Essas são algumas das rotinas necessárias e inerentes ao negócio que desestimulam a continuidade do anúncio - Problema que a Carpediem Homes resolve.

Samuel explica que a Carpediem Homes surgiu para ajudar os proprietários de imóveis com todas as rotinas inerentes ao aluguel por temporada, desde o anúncio ao pós-venda. “Além disso, tiramos as eventuais dores de cabeça do proprietário, garantindo uma rentabilidade maior do que ele teria fazendo a gestão própria do imóvel, isso se deve a tecnologia de integração que utilizamos” explicou.

A tecnologia cadastra o imóvel imediatamente em portais como Booking, Expedia e outros 200 portais, muitos mundialmente conhecidos, com sincronia dos calendários, evitando o overbooking.

Expansão & Investimento

Desde a primeira reserva, no dia 7 de setembro de 2018, a Carpediem Homes já concluiu de 2500 hospedagens e conta com mais de 140 imóveis em carteira. O plano é chegar a 730 imóveis até 2021. O negócio surgiu em Natal (RN) depois de um dos sócios observar o modelo de negócio em grandes cidades americanas. Hoje a empresa tem um planejamento estratégico bem elaborado e já conta com imóveis no Ceará, Pernambuco e Minas Gerais, além do Rio Grande do Norte.

O plano é uma rápida expansão para a Paraíba e Alagoas ainda em 2020. “O modelo de expansão e escalabilidade já foi validado, agora é a hora de aproveitarmos o gap de mercado criado pela saída de alguns operadores de pool hoteleiro” diz Samuel Gondim.

Com o aporte a empresa pretende investir em tecnologia, pessoas e ações de captação de proprietários. “Estamos lançando ao mercado também um novo produto, o CarpeDecor, que vai ajudar proprietários que estão recebendo o imóvel ou que ainda não fizeram a reforma e decoração. A entrada no long stay (entre 30 e 6 meses de locação), também foi uma consequência no rumo dos negócios, uma vez que todo o background e knowhow para operação do short stay já adquirido auxilia nessa nova frente.

A Carpediem Homes tem sido uma parceira-chave para construtoras que estão lançando produtos descolados, alinhados com a nova filosofia do smart-living. Considerando somente as entregas de 4 incorporadoras parceiras nos próximos 3 anos o mercado alvo é de aproximadamente 2.000 imóveis.

“Nos tornamos uma solução para a construtora que oferece um conceito como argumento de venda mas operá-lo não faz parte do core business dessas empresas, a Carpediem Homes se torna um forte argumento de venda para o corretor, maximizando o resultado de venda do player”, conclui Samuel.

  Revista Negócios
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