Crédito: Moraes Neto | Sebrae RN

Startup Day une empreendedorismo inovador em três cidades do RN

SEG. 23 MAI

O último sábado (21) foi marcado pelo movimento para capacitação e conexão entre empreendedores digitais com a oitava edição do Startup Day 2022. A mobilização promovida pelo Sebrae ocorre em todos os estados do país, tendo ocorrido de maneira online no período da pandemia.No Rio Grande do Norte, as atividades voltaram a ser presenciais, marcando a temporada de retomada dos grandes eventos realizados pelo Sebrae no Rio Grande do Norte. O Startup Day ocorreu simultaneamente em Natal, Mossoró e Currais Novos.

“É uma edição toda focada nas startups, com programações e capacitações de acordo com o estágio de maturidade dos ecossistemas de inovação de cada cidade e vocações econômicas. Em Natal, por exemplo, as atividades estão muito relacionadas às áreas de investimento e aceleração”, explica a analista da Unidade de Negócios, Inovação e Tecnologia (UNIT) do Sebrae-RN, Jéssica Sena. Segundo ela, este ano, pela primeira vez, o Startup Day seria realizado em Caicó, tendo como foco as startups que poderiam gerar soluções para as áreas da moda e indústria têxtil, porém o evento teve de ser cancelado.

A dinâmica de construção do Startup Day é toda colaborativa, privilegiando as demandas e necessidades das startups locais, com a participação de todo o Sistema Sebrae e a comunidade de inovação. De acordo com o gerente UNIT do Sebrae-RN, David Góis, o evento representa uma oportunidade ímpar para a troca de experiências com empreendedores e mentores experientes, além de aproveitar os conhecimentos que são repassados e incorporá-los na rotina e gestão da startup.

Em Natal, foram 340 inscritos nesta edição, que serve como prévia para o GO!RN, previsto para ocorrer em outubro. O evento foi aberto com a palestra de Rodrigo Rico, que é empreendedor em série e fundador da Octadesk, uma das empresas de software de maior crescimento no país, com mais de 3.000 clientes no Brasil, América e Europa. Ele proferiu a palestra de 0 a R$ 100 milhões - entender o novo consumidor pode fazer você chegar lá. O Startup Day Natal também contou com as palestras de Wilson Teixeira, da startup RHGestor, “A experiência de uma startup acelerada” e de Juliana Rizola, do Nubank, “A importância da validação de negócios e produtos”.

Uma das maiores aceleradoras independentes de startups do Brasil, a WOW, também esteve presente no Startup Day Natal. Gestor de portfólio da plataforma Vicente Piccoli ministrou a palestra Aprendizados Práticos sobre Product Market Fit. Ele ainda participou de um painel com quatro startups potiguares que estão sendo investidas e aceleradas pela WOW: Face Ponto, Surf Mappers, Amentoria e Fiscalize.

Para apresentar os editais e projetos voltados para os empreendedores digitais e negócios inovadores, foram detalhados os editais Centelha 2 e Startup NE. “Estamos começando um trabalho com a metodologia do Ecossistemas Locais de Inovação (ELI), que deve chegar a seis municípios do interior do estado, onde há um potencial para desenvolvimento dos ecossistemas de inovação e fomentar novas ideias de negócios inovadores ”, acrescentou o gestor do Projeto de Startups do Sebrae-RN, Carlos von Sohsten.

No interior

Em Mossoró, o Startup Day serviu para reunir empreendedores da região Oeste do estado e incentivá-los a pensar negócios lincados às vocações econômicas locais, como é o caso do setor de petróleo, gás e energias, para gerar novas soluções digitais potencializadoras de produtividade. A abertura foi com a palestra “Criando uma Startup de um copo d’água”, proferida por Gláucio Bezerra.

Em seguida, Aleneilson Barbosa falou sobre a relação entre Startups, Comunidade e Ecossistema.No painel Papo de Startups, Biafra Targino (PBA Engenharia), Juliana Pivotto e Filipe Oliveira ( Teccim Soluções) e Thiago Silvano (Solar Z), partilharam as experiências com os participantes. Eles são responsáveis por startups criadas nas região.

Já Julio Lêdo apresentou a “Humanização dos negócios na era digital”, abordando o papel das startups com Impacto Social. Durante o evento, o Sebrae apresentou as iniciativas para alavancar e acelerar as novas ideia ou negócios, com os Editais Centelha e Startup NE.

Em Currais Novos, a programação foi dedicada à integração entre turismo e tecnologia para abertura de novas possibilidades de negócios para empreendedores digitais. As palestras traçaram um panorama do Geoparque Seridó e como fortalecer o turismo regional a partir do desenvolvimento de ecossistemas inovadores. Já o Meet & Connection levou para os participantes os casos das Startups Turistech. Esse também foi tema de um papel no fim da manhã.

O evento também estava previsto para ser realizado em Caicó, mas devido às fortes chuvas, que caíram na região no dia anterior e chegaram a danificar o telhado do espaço Maria Vale, no Complexo Ilha de Santana, onde ocorreria o Startup Day Caicó, a programação teve de ser cancelada e deverá ser remarcada para outra data

Agência Sebrae

  Revista Negócios
 Veja Também