Startup Day 2019
Crédito: Demis Roussos

Startup Day conecta e integra empreendedores inovadores do país

SEX. 14 MAI

Tendências de mercado e informações para fortalecer o empreendedorismo inovador do país a partir da troca de conhecimento e de experiência. Isso é o que promete a sétima edição do Startup Day 2021, um evento idealizado pelo Sebrae e cocriado com o ecossistema de inovação que volta a acontecer, simultaneamente, em todo o Brasil de forma virtual. O evento vai ser realizado no próximo dia 22, um sábado, e visa transformar projetos em negócios lucrativos e inovadores. As inscrições já estão abertas e são inteiramente gratuitas pelo site https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/startupday2021/.

Este ano, o Startup Day vai abordar as demandas e necessidades das startups do Brasil e, para isso, planejou uma série de atividades, que vão das 13h às 17h. O evento vai oferecer aos participantes, várias oportunidades de negócios, conteúdos para acelerar projetos, conexões com investidores e potenciais clientes, além de diversas palestras ministradas por empreendedores consolidados que são referência no mercado. A palestra principal será com Carol Paiffer, que, além de empreendedora e investidora, é atualmente a nova jurada do Shark Tank, além de muitos outros palestrantes renomados.

O evento será 100% online, visando fomentar o ecossistema inovador brasileiro e apresentar a experiência Sebrae Like a Boss de atendimento às startups em todo o Brasil. De acordo com Carlos von Sohsten, analista técnico da Unidade de Negócios, Inovação e Tecnologia do Sebrae-RN, o Like a Boss é o programa do Sebrae que concentra todos os projetos de startups do Brasil e outras ações específicas da instituição voltadas para essas comunidades de empreendedores.

“É uma oportunidade para os integrantes da comunidade de startup do estado, assim como o ecossistema de inovação do RN, conectar-se com o ecossistema de todo o país, informar-se, integrar-se e estabelecer conexões ou até parcerias com outros empreendedores e investidores. Hoje, o relacionamento com o mercado é fundamental para se ter um negócio bem sucedido, e o evento pode proporcionar isso”, destaca Carlos von Sohsten.

O evento pretende interligar todo o ecossistema de inovação do Rio Grande do Norte e do país por meio de uma programação pensada para refletir sobre o paralelo entre empreendedorismo e inovação, que cada vez estão mais atrelados. No evento, estão previstos bate-papos, oficinas e palestras, com interação e muito conhecimento prático para os empreendedores de forma virtual. E a dinâmica de construção é toda de forma colaborativa, privilegiando sempre as demandas e necessidades de quem atua ou tem pretensão de criar um negócio na área digital.

Podem participar do Startup Day 2021 os chamados geeks, amantes da tecnologia, estudantes e sobretudo aqueles empreendedores que estão à frente de startups em diferentes fases desse tipo de empreendimento. Os estágios de uma startup são curiosidade, ideação, operação e tração. Por isso, o Startup Day pensou em uma programação capaz de abranger negócios que se encontram em qualquer um desses momentos.

A fase de Curiosidade tem como perfil pessoas que demonstram curiosidade pela atividade empresarial, mas ainda não têm um negócio. Já a Ideação é aquela em que o empreendedor já tem uma ideia e deseja transformá-la em um modelo de negócio sustentável, explorando uma oportunidade.

O estágio de Operação é a fase em que o mais importante é aprender a gerenciar bem o negócio e, por isso, precisa de ferramentas técnicas que possam ser implantadas imediatamente na operação do negócio e forte visão estratégica para superar a fase inicial. Tração é o momento em que o empreendedor já superou os dilemas iniciais de uma empresa nascente e deve se preocupar com fatores críticos de sucesso que lhe permitam alavancar o crescimento do negócio.

Agência Sebrae

  Revista Negócios
 Veja Também