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Startup brasileira cresce 33% em 2021 e garante ensino gratuito e online a mais de 2,2 milhões de estudantes

QUA. 02 FEV

Há algumas décadas era impossível imaginar outra forma de completar um curso que não fosse por meio do modelo tradicional, com um professor em frente às carteiras enfileiradas em uma sala de aula. Mais do que isso, o acesso a conteúdos extracurriculares que fossem além do que está na ementa das escolas e universidades, como cursos de idiomas ou preparatórios para provas específicas, era privilégio para poucos. Mas os avanços tecnológicos e a disseminação global da internet trouxeram uma nova realidade para a educação. Além disso, a necessidade de isolamento durante a pandemia trouxe o foco para aplicativos, inovações e recursos digitais de ensino, que se transformaram em grandes aliados de estudantes em todo mundo, garantindo o acesso a educação de forma democrática e descomplicada.

Com o objetivo de oferecer capacitação acessível e de qualidade por meio de cursos online, a curitibana Kultivi, principal plataforma brasileira de ensino gratuito, é um exemplo de recurso digital que cresceu significativamente nos últimos anos no mercado da educação. A startup conta atualmente com mais de 80 cursos em diferentes áreas, como idiomas, empreendedorismo, saúde e voltados ao Enem e à OAB. Em 2021, a empresa registrou um crescimento de 33,58%, totalizando 2,2 milhões de matriculados em suas atividades.

O cursos de idiomas ocupam o primeiro lugar na lista dos mais procurados. No último ano, a plataforma incluiu 5 novos cursos voltados para línguas estrangeiras e alcançou um aumento de 102% no número de inscritos em comparação com 2020. Entretanto, a categoria que mais cresceu em número de estudantes entre 2020 e 2021 foi a de Carreira e Negócios, com um aumento de 482% no número de matrículas. “Desde o início, a ideia sempre girou em torno de garantir que o maior número de brasileiros possível tenha a oportunidade de aprender uma língua estrangeira ou adquirir conhecimento sobre empreendedorismo e gestão com a flexibilidade, conforto e autonomia que o ensino a distância proporciona e sobretudo sem precisar pagar por isso. Quando vimos, já estávamos com uma busca imensa por diversas outras atividades, e fomos atualizando nosso portfólio conforme a demanda”, comenta Cláudio Matos, um dos responsáveis pela Kultivi.

Somando mais de 4.500 aulas distintas disponíveis em sua plataforma, a Kultivi nasceu da percepção de um novo jeito de estudar e gerar conteúdo. “Após 8 anos no mercado de edição de material didático e cursos preparatórios para concursos, observamos que o modelo de negócios predominante – com os usuários pagando pelos cursos – estava perdendo fôlego. Desse insight, surgiu a ideia de buscar um novo modelo, no qual os usuários contassem com conteúdo de primeira, mas sem a necessidade de pagamento”, explica Cláudio Matos.

Ao se inscrever na plataforma da Kultivi, o aluno tem acesso imediato a todos os conteúdos disponíveis em uma interface descomplicada e intuitiva. “Um curso de inglês como o nosso, se vendido, não sairia por menos de R$ 10 mil. Na Kultivi, com a democratização do ensino, esperamos formar milhões de novos poliglotas”, diz Matos. Outro perfil que busca o conteúdo é o de estudantes interessados em realizar provas de exames, como o Enem ou a OAB. “Logo em seguida, aparecem os alunos buscando conteúdo para o Enem. No YouTube, a maioria dos usuários é de estudantes universitários, especialmente de Direito, que buscam as aulas em época de provas e exames para revisar os assuntos”, complementa.

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