Sócios: Carlos Henrique Bonfim de Souza, Cezar Augusto de Lima Choptian e Fernando Faiad Soni
Crédito: Divulgação

Startup aposta em soluções personalizadas para gestão de empresas

QUA. 10 MAR

Com atuação em diversos segmentos empresariais, a SmartData, unidade especializada da agência Stardust Digital com foco na ultra performance do marketing através de dados, desenvolve soluções customizadas de Business Intelligence (BI) para auxiliar empresários a tomar decisões assertivas, baseadas em números reais. A empresa, comandada pelos empreendedores Cezar Augusto de Lima Choptian, Fernando Faiad Soni e Carlos Henrique Bonfim de Souza, teve início em junho de 2020 e já atende mais de 10 clientes com cases de sucesso.

A iniciativa surgiu após uma profunda análise de mercado, na qual foi detectada a necessidade de gestores em melhorar o processo de tomada de decisão. É isso que explica o CFO da SmartData, Carlos Souza. “Percebemos uma grande necessidade das empresas em abandonar o achismo e migrar para uma decisão baseada em fatos” diz. “Por meio de um processo de captação de dados, o BI oferece apoio para uma tomada de decisão inteligente”, conta. Em menos de 1 ano de atuação, a SmartData já ajudou diversos donos de empresa a tomar melhores decisões nas mais variadas áreas, desde o comercial, financeiro, recursos humanos, produção, logística, entre outras.

“A partir do nosso conhecimento como agência, dentro da Stardust, percebemos um padrão de falta de informações. A maior parte das pequenas e médias empresas não têm a cultura de medir dados internos, não existe um controle de quantos clientes entram e saem, quantas vendas acontecem de forma online ou presencial, qual a origem dessas vendas, qual o custo de aquisição de clientes, etc. Geralmente, elas só sabem quanto foi gasto e qual foi o faturamento total, mas não conseguem identificar nenhuma informação do meio do caminho”, reforça o CEO, Cezar Lima.

O serviço oferecido pela SmartData começa com um set up de organização e estruturação das informações internas da empresa, para então dar início ao processo de monitoramento de dados perdidos, identificação de problemas e extração de informações relevantes que respondem as principais perguntas de cada cliente. Apenas depois disso é criado um dashboard personalizado, que engloba todo o sistema, que irá mostrar, por exemplo, a porcentagem de perdas e danos na produção. “Sem o dashboard, o cliente só sabe que existe uma perda, mas não sabe quantos por cento e nem o que está ocasionando esses danos”, diz.

Para o CCO da SmartData, Fernando Soni, a empresa se destaca no mercado por oferecer soluções customizadas, pensadas exclusivamente para cada cliente, e que vão além do oferecida pelas agências de marketing em todo o país. “Um dos nossos diferenciais é a imersão no cliente. Depois de fechar um contrato, o responsável pelo atendimento passa um ou dois dias na empresa contratante, a fim de conhecer toda a operação e entender quais dados precisam ser analisados. Dessa forma, diminui-se custos e otimiza-se processos com base em informações que estão sendo monitoradas”, destaca.

Para mais informações sobre a SmartData, unidade especializada da agência Stardust Digital com foco na ultra performance do marketing através de dados, acesse https://smartdatabi.com.br/.

  Revista Negócios
 Veja Também