Soluções digitais facilitam processo de aluguel de imóveis em Natal

QUI. 05 DEZ

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) mostrou que em 2018 houve aumento no número de residências alugadas por todo o país.

Em um universo de 71 milhões domicílios no Brasil, 12,9 milhões eram alugados. O número é 5,3% mais alto do que o registrado em 2017. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com Caroline Abreu, diretora da Abreu Imóveis em Natal, o crescimento reflete a necessidade de morar, mas evidencia as facilidades apresentadas pelo segmento imobiliário.

"O mercado tem se adaptado para oferecer formas de facilitar a vida das pessoas. Na Abreu Imóveis, por exemplo, o cliente hoje consegue aprovar a locação de um imóvel em qualquer área da cidade em menos de um minuto, à distância, e realizando a assinatura de forma eletrônica", afirma.

O processo de aluguel de casas, apartamentos e imóveis comerciais está desburocratizado. As facilidades oferecidas pelo conceito de "imobiliária digital" é um atrativo para quem não quer perder tempo, como explica Caroline Abreu.

"Atualmente é possível fazer a locação sem ter um fiador, graças à parceria que temos com o CredPago, que tira aquele desconforto da necessidade de alguém assumir o papel do fiador por causa do contrato de aluguel tradicional que exigia essa garantia. Cerca de 30% dos nossos contratos de aluguel são com esse tipo de crédito".

Quem quer alugar um imóvel precisa apenas apresentar um cartão de crédito. A análise dura 60 segundos e serve para definir o limite de aluguel para o cliente.

"A partir daí, analisamos os imóveis na região que a pessoa quer com o valor definido. Para essas facilidades, o cliente paga uma taxa de 10% ao mês do valor do aluguel, mas como não depende de caução ou fiador, essa facilidade fica ainda mais atrativa, principalmente para quem tem renda informal ou não tem o valor de caução para dispor no momento", detalha a diretora da Abreu Imóveis.

Nesse modelo de aluguel, caso haja atraso por parte do inquilino, o proprietário recebe o aluguel pela CredPago. Outro ponto é a otimização do tempo, principalmente para proprietários que estão em outros estados ou países.

Antes, os contratos precisavam ser assinados fisicamente e com reconhecimento de firma em cartório, o que gerava demora para concretizar a locação. Uma vez que o aluguel é válido somente depois da entrega das chaves, agilizar as etapas faz com que se ganhe tempo, e por isso a assinatura eletrônica simplifica todo esse processo.

Outro detalhe sobre o imóvel a ser alugado é que ele precisa obrigatoriamente contar com a cobertura de seguro contra incêndio. Na Abreu Imóveis, uma parceria agiliza mais essa parte do trâmite.

"A cotação e a contratação do seguro de incêndio para o imóvel locado são realizadas totalmente de forma online graças a uma parceria exclusiva com uma seguradora, que agiliza muito a vida do inquilino e dá segurança ao proprietário", conta Caroline Abreu.

Soluções digitais refletem na melhora da rotina empresarial

O conceito de Imobiliária Digital da Abreu Imóveis vai além de facilitar a locação. As novidades trouxeram controle interno e melhoria na gestão dos contratos.

Um exemplo é o aplicativo para proprietários de imóveis, locatários e fiadores, pelo qual é possível consultar boletos de aluguel, espaços alugados e datas de repasse.

O recurso evita ligações para pegar informações básicas, pois estão todas acessíveis pelo aplicativo no smartphone. "Essas mudanças facilitam tanto a rotina de trabalho dos nossos colaboradores e corretores associados, como também auxilia de maneira efetiva quem procura uma moradia ou uma sede para a empresa", finaliza Caroline.

A imobiliária recebe em média mil ligações por mês referentes a locações. Essa demanda, somada aos contatos gerados por leads online são trabalhados com a equipe de corretores associados exclusiva de locação.

  Revista Negócios
 Veja Também