Crédito: Divulgação

Sites da Americanas e Submarino ficam indisponíveis devido a possível ataque hacker

 

Os sites da Americanas e do Submarino, lojas pertencentes ao grupo Americanas S.A., estão suspensos desde a madrugada de domingo (20), completando quatro dias de suspensão hoje. Os aplicativos também foram afetados, mas a empresa já deixou claro que as lojas físicas do grupo estão funcionando normalmente.

Assim que começaram a sofrer instabilidade, as páginas de ambos os sites apresentavam um comunicado sobre indisponibilidade, mas, com a suspensão dos servidores de seu ambiente de e-commerce, a empresa logo atribuiu o acontecido a questões de segurança.

Porém, recentemente o grupo de hackers Lapsus$, responsável pelos ataques ao Ministério da Saúde no final de 2021, se pronunciou e reivindicou o feito. Ainda que não tenha comprovação se isso de fato aconteceu, a declaração traz a possibilidade da queda dos sites se dar devido a uma invasão hacker, e não apenas instabilidade tecnológica.

"Para efetuar ataque desse porte precisa de dados sensíveis de pessoas que trabalhem dentro da própria empresa, levando em conta que normalmente usam intranet", explica Bendev Junior, empreendedor, programador e influenciador digital. Para ele, que já havia falado sobre o assunto em algumas entrevistas passadas, esse caso pode estar relacionado aos ataques constantes sofridos pelos sites governamentais.

O acontecido mostra que até mesmo as grandes empresas, que possuem os meios financeiros para investir em uma maior segurança tecnológica, estão sujeitas a falhas e a invasões. Bendev Junior ressalta a necessidade de as empresas fornecerem ensino sobre a importância da segurança digital para seus colaboradores e líderes, assim como sempre ter um plano de resposta para situações como essa.

Para evitar que isso aconteça, ou diminuir o impacto, a troca de senhas em serviços intranet deve ser constante, assim como manter um padrão forte ao elaborá-las e manter servidores reservas. "Não acredito que os desenvolvedores ou equipe tenham algum peso de culpa, até porque nenhum sistema é seguro, mas esses casos servem de aprendizado a todos, e investir em TI é muito importante", finaliza.

  Revista Negócios
 Veja Também