Sistema FIERN leva à Campus Party demonstrações de inovação

SEX. 06 ABR

O Sistema FIERN estará na primeira edição da Campus Party Natal, que começa quarta-feira (11), e prossegue até o domingo (15), no Centro de Convenções. Trata-se de um festival de inovação, criatividade e tecnologia que deve atrair dois mil pessoas na arena, onde o acesso ao público é com ingresso ou credencial, e mais de 50 mil interessados na área com livre acesso.

O estande das entidades do Sistema FIERN – SENAI, SESI e IEL – estará na 'área open'. O local desse estande será próximo da instalação do SEBRAE e também da localização das startups e onde serão realizadas as palestras sobre educação do Futura.

Neste local, o SENAI-RN fará uma demonstração da tecnologia de holografia dos óculos Microsolf Hololens (clique aqui para ver o vídeo com a demonstração deste equipamento). Por intermédio desta tecnologia o usuário, em realidade virtual, pode explorar um motor elétrico e todos os seus componentes.

O SESI-RN fará uma demonstração de robótica. Haverá uma mesa no qual serão simulados os desafios típicos do Torneio de Robótica FIRST® LEGO® League, um programa de exploração científica, projetado para fazer com que crianças e jovens de 9 a 16 anos se entusiasmem com ciência e tecnologia e adquiram habilidades valiosas ao trabalho.

O IEL-RN estará no evento com orientações sobre o desenvolvimento de carreiras e o acesso a estágios que preparam para o mercado de trabalho, ao garantir uma vivência prática na atividade profissional.

“A Campus Party é um evento que proporciona aos jovens acesso à inovação, tecnologia, astronomia e à ciência. Então, a Campus Party ir ao Rio Grande do Norte é uma grande iniciativa, porque o evento que deixa um importante legado ao inserir jovens, inclusive os de baixa renda, de se integrarem aos estudos avançados e ao conhecimento”, disse Tônico Novaes, diretor geral da Campus Party Brasil.

Entre os destaques da programação estão a Primeira Corrida Ciborgue, com a utilização de baratas reais, que serão transformadas em robôs com a utilização de componentes nacionais; o Hackathon Data4Good, iniciativa que visa reunir grupos de pessoas dispostas a contribuir na solução de problemas sociais, colocando a mão na massa e com mentoria do cientista de dados; e o lançamento de um foguete ao vivo, com o apoio do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno.

A Arena da Campus Party em Natal contará com cinco palcos: “Feel the Future”, “Games & Creativity”, “STEAM”, “Coders/Makers e Entrepreneur & Startups”, onde palestrantes referência em suas áreas irão debater temas e tendências da atualidade. Serão mais de 250 horas de conteúdo, incluindo três diferentes tipos de workshops, para que os campuseiros possam trocar experiências e adquirir novos conhecimentos sobre desenvolvimento e programação, robótica, entre outros temas.

Além disso, o evento abrigará um Fórum Aeroespacial, com o objetivo de compartilhar informações e discutir as tendências sobre o desenvolvimento de veículos lançadores e pequenos satélites no país. Já a Open Campus, área aberta ao público, contará com simuladores de Realidade Virtual e Aumentada, competições de games, corridas de drones com pilotos profissionais, apresentação de projetos acadêmicos e startups com ideias inovadoras e oficinas de robótica e linguagem de programação.


Fonte: FIERN

 

  Revista Negócios
 Veja Também