Sistema FIERN inaugura primeira “Casa Passiva Modelo” da América Latina

TER. 24 JUL

Inovação e tecnologia de ponta aplicada em um modelo de referência para o ensino profissional do SENAI. Nesse contexto que o Sistema FIERN, por meio do SENAI-RN inaugurou, nesta segunda-feira (23), a primeira 'Casa Passiva Modelo' da América Latina, certificada pelo Instituto Casa Passiva, da Alemanha (Passive House Institute). A edificação, localizada no Centro de Educação e Tecnologias SENAI Flávio Azevedo, na Zona Norte de Natal, será usada como laboratório e ambiente para cursos dentro da parceria entre o Sistema FIERN e o Governo Alemão. 

O Embaixador da Alemanha, Georg Witschel, presente ao evento, fez um discurso entusiasmado sobre o potencial que o equipamento representa para o desenvolvimento do ensino profissional não só do Estado, como da América Latina, a partir da instalação da primeira Casa Passiva. O modelo certificado pelo Governo Alemão existe apenas nos países europeus e Estados Unidos.

“Esta é uma casa modelo de eficiência energética que muito contribuirá para a qualificação profissional de estudantes do SENAI, arquitetos, engenheiros, além da transferência de tecnologias entre os dois países. O modelo poderá, futuramente, ser usado para casas populares do programa “Minha Casa, Minha Vida” até de cidades inteligentes”, destacou o embaixador.

Georg Witschel destacou que, o próximo passo é que a certificação da pedra usada na edificação – um tijolo leve, maciço e com isolamento térmico e acústico que reduz o custo com a construção, uso de argamassa, além de dar conforto térmico ao interior – passará a ser feito no Rio Grande do Norte. Além disso, serão buscados incentivos para que a produção também aconteça no Estado, uma vez que a parceria prevê a transferência de tecnologia na forma de novos materiais e métodos construtivos, visando o desenvolvimento da indústria local, em parceria com empresas alemãs.

Gerold Geppert
O presidente do Sistema FIERN, Amaro Sales de Araújo, destacou a importância da Casa Passiva 'Gerold Geppert', nome em homenagem ao industrial alemão pioneiro na área de construção civil no Brasil e pai do cônsul honorário da Alemanha no RN, Axel Geppert, para o ensino profissional e desenvolvimento de novos negócios no setor de construção de casas passivas.

“A casa Passiva é o coroamento da parceria ao longo dos anos, entre o Rio Grande do Norte e o estado da Renânia-Palatinado, em diversas áreas de educação e inovação. Uma grande contribuição para o desenvolvimento mais sustentável na construção, além de economia e eficiência em energia. Este será um centro de referência no ensino e atualização de métodos e processos para a construção das casas passivas”, afirma.

Essa aproximação fez com que Natal fosse escolhida para sediar a 37ª edição do Encontro Econômico Brasil-Alemanha, em 2019, considerado um dos mais importantes eventos de negócios da agenda dos dois países. O presidente Amaro Sales também inaugurou na ocasião o auditório da Escola SENAI Zona Norte, que recebeu o nome do industrial Alínio Cunha de Azevedo, pai do ex-presidente da FIERN, Flávio Azevedo.

Também participaram da cerimônia a Cônsul Geral da Alemanha, Maria Könning-de Siqueira e o Cônsul honorário da Alemanha no Rio Grande do Norte, Axel Geppert.

O Prefeito de São Gonçalo do Amarante, Paulo Emídio de Medeiros, destacou o crescimento da qualificação profissional naquele município com a instalação da Escola SENAI da Zona Norte e das parcerias firmadas com o Sistema FIERN. “Até o final do ano esperamos somar, desde o início do mandato, 3 mil pessoas capacitadas por meio desta parceria”, destacou.

A 'passivhaus' (Casa Passiva) é um modelo de certificação alemão de construção sustentável, criado com o objetivo de construir casas e edifícios com consumo de energia zero ou muito baixo – até cerca de 75% o consumo de energia. A casa dispõe de um sistema de troca de ar com reutilização de calor, que controla a temperatura e a umidade no seu interior, trazendo mais conforto e qualidade de vida para os habitantes.

O projeto da Casa Passiva faz parte da cooperação entre o Rio Grande do Norte e a Alemanha, desde 2009, para a realização de um intercâmbio nas áreas de ciência, comércio e empresarial. O SENAI/CTGÁS tem também parcerias com a Alemanha, sobretudo na área de energias renováveis, e na Casa da Indústria funciona o Escritório de Negócios da AHK (Câmara de Comércio Brasil Alemanha), aberto em 2015.


Sustentabilidade e eficiência energética com certificação alemã
Dividida em quatro cômodos (sala, quarto, cozinha e banheiro), a edificação de 80m² de área construída, no Centro de Educação e Tecnologias SENAI Flávio Azevedo, será usada como laboratório, showroom e ambiente para cursos. Servirá para a qualificação de operários, técnicos, engenheiros e arquitetos, bem como, para demonstração e divulgação das novas tecnologias.

Segundo o diretor do SENAI-RN, Emerson Batista, a Casa Passiva reaproveita a temperatura ganha, permitindo uma economia significativa em relação ao consumo de energia. 

A parceria entre o Sistema FIERN e o Governo Alemão prevê também qualificação profissional e transferência tecnológica para construção e reforma de edificações com eficiência energética. Neste sentido, o SENAI oferecerá quatro cursos: Tecnologias em Edificações Passivas; Construções Passivas, conceitos e Aplicabilidade – Nível Técnico; Construções Passivas, conceitos e Aplicabilidade – Nível Universitário / Profissional; Projetando Construções Passivas e DesignPH.

A construção da casa piloto em Natal conta com novas tecnologias construtivas, novos materiais e novos equipamentos importados da Alemanha, e doados ao SENAI.


Empresários destacam importância da 'Casa Passiva'
O Diretor da AgroScience, Dr. Roland Kubiak, enfatizou a importância do projeto de Casa Passiva, durante a solenidade de inauguração do projeto, nesta segunda-feira (23). Um dos principais parceiros e financiadores do projeto, ele afirma que o edifício foi construído de acordo com o padrão de casa passiva alemã e, portanto, economiza muita energia. 

“Na Alemanha, o padrão de casa passiva contém especificações técnicas que foram definidas por uma grande quantidade de pesquisa e desenvolvimento. Isso é o que queremos transferir para o Brasil com este projeto, que foi financiado pelo governo federal alemão”, destaca Kubiak.

A 'Casa Passiva Modelo', localizada no Centro de Educação e Tecnologias SENAI Flávio Azevedo, na Zona Norte de Natal, é resultado da parceria entre o Sistema FIERN e o Governo Alemão. E por ser a primeira casa deste tipo no Brasil foram desenvolvidos materiais de treinamento para técnicos, engenheiros e arquitetos, o que é um outro resultado do projeto. “Esses cursos de treinamento, que serão realizados neste prédio no futuro, devem transmitir o conhecimento e a experiência da Alemanha, para que esse saber possa ser absolvido e difundido no Brasil”, afirma.

O projeto é um consórcio de instituições da Renânia-Palatinado sob a nossa liderança, e os parceiros do lado alemão são Câmara de Ofícios de Trier, Empresa Mannweiler, Empresa EcoRain.

A cooperação com o Rio Grande do Norte, pontua o Diretor da AgroScience, é importante e já vem sendo desenvolvida em outros projetos, como a Estação de dessalinização solar com tratamento de água potável junto ao CTGAS-ER.

A RLP AgroScience GmbH é uma empresa de pesquisa sem fins lucrativos de propriedade exclusiva do Estado da Renânia-Palatinado, no sudoeste da Alemanha, que realiza pesquisa em comportamento e efeitos de produtos químicos no meio ambiente; Análise de regiões usando sistemas de informação geográfica, dados de satélite e outras informações espaciais. A empresa tem atuação com projetos também na África do Sul, Quênia, Chile e Colômbia.

Além disso, a empresa trabalha em inovações técnicas ecologicamente corretas com projetos, como os desenvolvidos para encontrar novos ingredientes ativos para proteção de cultivos, que são derivados de produtos naturais, técnicas de aplicação assistidas por robôs para proteção de plantas em pomares, ou o desenvolvimento de novas fontes de energia a partir de resíduos orgânicos. E ainda em melhorar a eficiência do uso dos recursos como água e energia, é outra importante área de pesquisa.

Após o pronunciamento de Kubiak, foi lida a mensagem encaminhada pelo ministro da economia do Governo Alemão, Volker Wissing. Ele ressalta que as relações econômicas, tratadas desde 2011 por meio de Memorando de Entendimento com o Rio Grande do Norte, nas áreas de comércio, economia e gestão de recursos sustentáveis, ganharam uma nova qualidade com a realização do projeto da Casa passiva e têm sido um foco importante na Área de educação e treinamento. ”A educação profissional é uma chave para o sucesso econômico“, destacou Wissing.


Fonte: Agência de Notícias FIERN

 

  Revista Negócios
 Veja Também