Crédito: Imagem Free

Setor produtivo destaca importância da aprovação da Lei Geral Estadual

QUI. 13 AGO

Depois do anúncio por parte do Governo do Estado do envio do Projeto de Lei que cria a versão estadual da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, as atenções se voltam para o legislativo estadual. Todas as expectativas do setor produtivo é que o texto seja apreciado, debatido amplamente e votado o mais breve possível. Líderes empresariais argumentam que a legislação é fundamental para dar competitividade às pequenas empresas e para fomentar a criação de novos negócios no estado, abrindo mais oportunidades de trabalho diante de um cenário de desemprego e de dificuldades financeiras.

O presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte, Amaro Sales, defende a Lei Geral como um instrumento base para dar competitividade às empresas potiguares, já que mais de 90% delas são de micro e pequeno porte, e segurança jurídica. “Há muito esperávamos por essa lei, que só veio agora, com a governadora Fátima Bezerra. Esperamos que os deputados se sensibilizem com a causa das micro e pequenas empresas e possam reconhecer a necessidade desta lei, que vai trazer competitividade para esses negócios”, alerta Amaro Sales.

Para o presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do RN, Itamar Manso Maciel, a entrega da redação da Lei Geral para os deputados representa um momento histórico para os pequenos negócios do estado. "Há mais de dois governos anteriores, o setor produtivo do Rio Grande do Norte buscava essa legislação, que cria questões importantes para microempresa, como as compras governamentais, abertura de licitações até R$ 150 mil com a participação exclusiva de pequenas empresas, as fiscalizações com dupla visita, desoneração, crédito e educação empreendedora”, pontua.

Na avaliação de Itamar Maciel, depois de o PL ser enviado à assembleia, é preciso buscar sensibilizar os parlamentares para a importância da matéria, entendendo que a micro pequena empresa no Rio Grande do Norte representa 95% dos empregos diretos do RN. “É um avanço para economia e para o micro pequeno empresário. A Lei Geral cria pontes, não precisamos criar muros. E os senhores deputados precisam compreender a importância dessa ponte”.

O presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do RN, José Maria Silva, divide a mesma opinião e ressalta que o momento é de a Assembleia Legislativa dar uma contribuição extraordinária no quesito desenvolvimento econômico. “É um fomento à economia, dando oportunidade a todos que de alguma forma empreendem nesse estado, desde o daquele que é invisível até aqueles que já têm suas empresas”, elenca. Para José Maria, a legislação cria um regime que vem favorecer não apenas empreendedores, mas todo o estado, já que pode contribuir para o surgimento de novos negócios e fortalecer os já existentes, que de alguma forma estão sem capacidade de crescimento. “Esse é um momento marcante e sabemos que a Assembleia Legislativa vai ter essa sensibilidade para contribuir com o nosso estado, com o emprego e a renda da nossa população”, opina o presidente da FCDL.

Reconhecimento

E não é apenas a classe empresarial que reconhece a relevância da Lei Geral Estadual. O governo também considera a matéria importante para a pauta econômica do Rio Grande do Norte. Quando aprovada, a lei poderá elevar o nível de atratividade de empresas e fomentar a formação de novos negócios, abrindo assim novas frentes de trabalho em um momento no qual o desemprego tira o sono de muitos trabalhadores. Faz parte dos compromissos de campanha assumidos pela governadora Fátima Bezerra, que enviaria para a Assembleia Legislativa um projeto de lei que beneficiasse a pequena e microempresa do Rio Grande do Norte”, lembrou o titular interino da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Sílvio Torquato.

Segundo ele, o Sebrae teve expertise na condução dos problemas e das soluções para pequenas empresas, elaborando assim um esboço do que seria o projeto de lei. “Essa minuta foi enviada para o Governo do Estado. Nós recebemos aqui na Sedec, além de ter passado por outras secretarias, e acrescentamos todas as necessidades que os empreendedores do Rio Grande do Norte possuem para ter uma boa relação com o Governo. Esse foi o nosso trabalho para que o texto do projeto da lei geral estivesse pronto para ser enviado para a Assembleia Legislativa”, diz Torquato.

O PL também passou pela Secretaria Estadual de Tributação (SET-RN), que tem uma visão de tornar os processos desburocratizados, tema de um dos capítulos do projeto de lei. “Nossa linha é trabalhar pelo desenvolvimento econômico e cada vez mais temos um Fisco inovador. Queremos que as empresas cresçam, pois assim cresce também a arrecadação fiscal. E estamos focados em diminuir os entraves e aumentar o diálogo com o contribuinte. E essa legislação contribuirá para isso”, destaca o secretário Adjunto da Tributação, Álvaro Luiz Bezerra.

Agência Sebrae

  Revista Negócios
 Veja Também