Crédito: Agência Sebrae

Seridó Rural conta a história da tradição do queijo de manteiga

SEG. 07 JUN

Prestes a completar um ano de criação, o projeto Seridó Rural realizará a sua 15ª live, desta vez sobre o famoso e muito apreciado queijo artesanal pelos nordestinos sob o tema “Queijo de Manteiga – identidade nordestina”, na próxima quinta-feira (10), às 19 horas, pelo canal do YouTube do Sebrae/RN. O Seridó Rural é apresentado pela analista técnica do Sebrae/RN, Kessianny Souza, e o tema será apresentado pela especialista em queijos artesanais, Adriana Lucena, que vem desenvolvendo uma série de lives sobre Leite e Produtos Lácteos. A atração cultural ficará por conta do Forrozão a 1000 e da Seridó Couros do Município de Ipueira.

O Seridó Rural é uma ação que que visa contribuir com o fortalecimento do agronegócio na Região Seridó. Teve início em junho de 2020 já no formato de live pelo canal do Youtube. A programação foi estruturada para ocorrer de forma itinerante em municípios do Seridó, no período que antecede as exposições agropecuárias de Caicó e Currais Novos, visando mobilizar produtores rurais, empreendedores e instituições parceiras. Cada edição é realizada por um convidado especialista no tema a ser tratado durante o evento.

“Este projeto tem a proposta de levar conhecimento e cultura aos produtores rurais seridoenses e era para ser realizado presencialmente, mas em virtude da pandemia, foi necessário adaptar para o formato digital. Através da transmissão ao vivo do canal do YouTube do Sebrae/RN foi possível chegarmos às propriedades rurais de todo o estado do Rio Grande do Norte, assim como de diversos Estados do Brasil, explica Kessianny Souza, lembrando que além da palestra técnica, em toda edição é mostrada a cultura seridonse, seja na música, poesia ou em peças do artesanato da região.

Desde abril do ano passado, está em execução o Programa de Apoio ao Queijo Artesanal Potiguar, uma iniciativa do SEBRAE-RN para viabilizar a implantação e formalilização de 50 queijeiras do Rio Grande do Norte. Com o advento da pandemia e a recomendação de não realizar o trabalho em campo, surgiu a idéia de orientar os produtores de queijos através de lives. O Seridó Rural foi o canal escolhido, por se tratar de uma ferramenta já consolidada de informação do escritório regional do Sebrae em Caicó, através do canal do Youtube Sebrae-RN.

A consultora para Leite e Produtos Lácteos, Adriana Lucena, que está executando no Programa de Apoio ao Queijo Artesanal Potiguar, realiza uma live a cada 15 dias, abordando temas do setor, através de palestras virtuais, respondendo as dúvidas dos produtores de forma online. “Fizemos três lives sobre ‘Queijos Artesanais e também industriais’, ‘A manteiga da terra’ e ‘Queijo de Coalho’, abordando aspectos históricos, culturais e conceituais de cada tema. Outras lives estão programadas para o setor lácteo, mas já temos o spolier que pode se prolongar e tornar uma série sobre vários temas da cultura alimentar sertaneja’, explica Adriana.

O projeto Seridó Rural já realizou 14 edições com os seguintes temas:

Produção de hortaliças na época das chuvas; Queijeiras artesanais: uma oportunidade para o produtor de leite; Georreferenciamento da propriedade rural; Manejo alimentar de aves poedeiras caipiras; Aprimoramento do cavalo de vaquejada; Fruticultura: a cultura do maracujá; Apicultura no bioma caatinga: dificuldades e desafios; Suinocultura: manejo de matrizes; Piscicultura em águas interiores: requisitos para empreender e viabilidade; O manejo de caprinos e ovinos no semiárido; Especial - Mulheres do campo; Papo sobre queijo artesanal e industrial; A Manteiga da terra; Queijo de coalho.

Todas as lives são gravadas e disponibilizadas no Canal do YouTube do Sebrae/RN e podem ser acessadas na Playlist https://www.youtube.com/playlist?list=PL5NpRX4keWx7dpJnLA2Cv-HKRxgOVTmSL

Agência Sebrae

  Revista Negócios
 Veja Também