Crédito: Divulgação

Senac Empregabilidade: serviço encaminha mil ex-alunos ao mercado de trabalho

SEX. 03 JAN

De acordo com dados mais recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no trimestre finalizado em julho de 2019, o Brasil tinha 12,6 milhões de pessoas em busca de emprego. Os dados evidenciam uma concorrência crescente de inserção e posicionamento em um mercado que exige cada vez mais pessoas qualificadas e em sintonia com as necessidades de cada setor.

Diante deste cenário, O Senac RN, além de oferecer uma educação de excelência para a qualificação profissional, também busca investir em ferramentas que colaborem com o cumprimento de sua missão, que é educar para o trabalho. Uma delas é o Senac Empregabilidade, serviço gratuito que tem como objetivo orientar e facilitar a troca de informações entre as empresas cadastradas e ex-alunos da instituição.

Por meio deste serviço, o aluno que concluir seu curso terá mais facilidade em ser selecionado por empresas que estão em busca de profissionais qualificados.

“O Senac empregabilidade é uma ponte entre o mercado de trabalho, as empresas e os nossos alunos aprovados. É um serviço que faz cumprir nossa missão e ainda vai além, porque no Senac Empregabilidade oferecemos todo um trabalho de orientação profissional com palestras, orientação de como fazer um currículo, de como se comportar em uma entrevista, já que hoje o mercado exige não apenas o conhecimento técnico, mas também prioriza analisar os comportamentos de seus profissionais”, explica a gerente comercial do Senac, Teresa Keila.

Em funcionamento desde o ano de 2009, até o mês de julho de 2019 o serviço já encaminhou mais de 12.200 ex-alunos para ocupar vagas de emprego nos segmentos de comércio de bens, serviços e turismo do estado. Por ano, são cerca de 1.000 ex-alunos selecionados e encaminhados para inserção profissional nas mais de 1.600 empresas cadastradas no programa.

Concluinte do curso de Excel Avançado no ano de 2017, a ex-aluna Emília Priscila logo que se formou, se inscreveu no serviço. Pouco tempo depois ela participava do processo seletivo em um empresa de produtos alimentícios, onde foi aprovada e hoje trabalha no setor do Departamento Pessoal. Satisfeita, ela destaca a necessidade da qualificação. “É muito importante agregar conhecimento em nossa trajetória profissional e diante da concorrência que temos hoje no mercado de trabalho, ter o nome de uma instituição de ensino como o Senac em nosso currículo, tem um peso maior”, afirma.

Para participar do Senac Empregabilidade, o candidato precisa ter sido aprovado, nos últimos seis anos, em algum curso da Instituição. Ele realiza o cadastro no site e em seguida, os currículos que estão de acordo com o perfil das vagas são enviados para as empresas cadastradas, para que os candidatos participem dos processos de seleção de emprego.

As empresas que tem interesse em aderir ao serviço, podem se cadastrar no endereço http://www.rn.senac.br/empregabilidade. Os candidatos ainda podem consultar no site o quadro de vagas disponíveis que são atualizadas e informadas semanalmente.

  Revista Negócios
 Veja Também