Seminário discute o turismo em três destinos do RN

QUI. 15 AGO

O planejamento de três destinos turísticos prioritários do Rio Grande do Norte e as propostas de intervenções necessárias para constituir do turismo alternativa econômica geradora de emprego e renda estarão em foco no Seminário do Programa Regional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur) + Turismo Itinerante. Promovido pelo Sebrae em parceria com o Ministério do Turismo, Embratur, e Secretaria Estadual de Turismo (Setur) e prefeituras, o evento vai mobilizar as cidades de Tibau do Sul, Natal e São Miguel do Gostoso entre os dias 20 e 22. As inscrições para o seminário são gratuitas e podem ser feitas pelo 0800 570 0800.

O Seminário Prodetur + Turismo Itinerante faz parte das ações do Projeto Investe Turismo RN – Rota Natal e Litoral e o objetivo é divulgar para empreendedores e gestores públicos do setor as linhas de financiamento do BNDES, Fundo Geral do Turismo (Fungetur), e de instituições de crédito. O Prodetur busca organizar as intervenções públicas para o desenvolvimento da atividade turística, através de prévios processos de planejamento das regiões turísticas.

O primeiro da série de três seminários será realizado na próxima terça-feira (20), no Hotel Sun Bay, na praia de Pipa. Os demais eventos ocorrem nos dias subsequentes nas respectivas cidades. A programação consta com a palestra do ex-ministro do Turismo e ex-presidente do Sebrae Nacional, Luiz Barretto, que vai falar sobre o impacto do turismo para Natal e Litoral (Norte e Sul) e as oportunidades para o empreendedor.

Além das diretrizes do Programa Prodetur + Turismo, serão apresentadas as parcerias, o Selo +Turismo e Fungetur. Representantes do Banco do Brasil, Caixa, Banco do Nordeste do Brasil e Agência do Fomento (AGN). 

"A ideia é que os bancos possam apresentar suas linhas de financiamento para o setor de turismo e atender os empreendedores que tiverem alguma dúvida ou queiram já algum esclarecimento sobre esses produtos”, explica o gestor do Investe Turismo no Sebrae-RN, Yves Guerra.  

Serão realizados atendimentos para orientar os gestores e empresários para elaboração de planos de investimentos e orientação para novos cadastramentos no Cadastur, que é o sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor do turismo por parte do Ministério do Turismo, para prestadores de serviços e demais empresas do segmento.

Trilha Turistech
A agenda do turismo será intensificada também com a Trilha Turistech, que realiza a primeira das três oficinas programadas já na próxima segunda-feira (19), também em Pipa. Uma iniciativa do Sebrae no Rio Grande do Norte, a Trilha Turistech visa elevar a competitividade dos destinos e das empresas turísticas do Rio Grande do Norte e está estruturada como um conjunto de soluções contendo capacitação e consultoria. O objetivo é trabalhar o marketing estratégico para impulsionar a presença digital e captação de novos clientes.

A Oficina de Marketing Digital será ministrada no Hotel Ponta do Madeiro a partir das 13h. A capacitação vai abordar planejamento de marketing digital; otimização do site e landing pages; funil de vendas (captação de leads e taxa de conversão), Inbound Marketing; Instagram para Turismo; WhatsApp, Marketing 4.0 e Desmistificando o Google Ads. A mesma oficina também será realizada em Natal (dias 2 e 3 de setembro) e São Miguel do Gostoso (dia 5 de setembro).

O investimento é de R$ 300, mas o pacote da Trilha Turistech inclui também, além da oficina de marketing digital, um diagnóstico de presença digital - que avalia os sites, redes sociais e Tripadvisor – com devolutivas presenciais ou a distância e a participação no Fórum Turistech, previsto para ocorrer no dia 5 de novembro. A terceira edição do Fórum vai reunir em Natal palestrantes de renome nacional, abordando temas como uso de tecnologias, sustentabilidade, experiência e governança no turismo. 


Fonte: Agência Sebrae

 

  Revista Negócios
 Veja Também