Crédito: Reprodução Free

Semana Global do Empreendedorismo 2019 dobrou ações em relação à 2018

SEG. 16 DEZ

A Semana Global de Empreendedorismo (SGE) terminou no dia 30 de novembro, batendo todos os recordes desde que foi criada, há 12 anos.

Durante todo o mês, foram realizadas 13.712 atividades pelo país, disponibilizando 1,8 milhão de vagas em eventos realizados em 2.327 cidades brasileiras. Os números registrados nesta edição foram quase o dobro de 2018 e superior aos demais períodos.

O empreendedorismo foi a setor mais procurado pelos participantes, seguido por inovação, vendas e marketing e empreendedorismo na educação. Minas Gerais foi o estado que esteve presente com o maior número de municípios.

No ano passado, a Semana Global de Empreendedorismo registrou 8.197 eventos em 1.163 municípios brasileiros.

Em 2019, pelo menos 10 estados realizaram eventos na maior parte de suas cidades, como Espírito Santo (90%), Goiás (72%), Paraná (70%), Ceará (65%), Santa Catarina (63%), Amapá (56%), Rondônia (56%), Mato Grosso (55%), Rio de Janeiro (51%) e Acre (50%).

Minas Gerais conseguiu atingir 48% dos seus 853 municípios, um número elevado, conforme avaliação do Sebrae, pois o estado possui mais de 15% das cidades brasileiras.

Dos 13.712 eventos ocorridos de 12 a 30 de novembro, 9.376 foram oferecidos pelo Sebrae, o que corresponde a 68% do total.

“O elevado volume de atendimento prestado pela Semana Global de Empreendedorismo 2019 é resultado da nossa estratégia de interiorizar ações para localidades onde a oferta de educação e capacitação no tema era escassa, sem perder o que conquistamos nas capitais brasileiras ano passado”, explica o presidente do Sebrae, Carlos Melles.

“Desde o ano passado adotamos essa tática para disseminar o empreendedorismo, ajudando, desta forma, as micro e pequenas empresas a atuarem de forma melhor, contribuindo com a geração de emprego e renda nas regiões onde atuamos”, acrescenta Melles.

A comemoração da SGE começou em 2007, por iniciativa do ex-primeiro ministro britânico Gordon Brown e pelo presidente da Kauffman Foundation, Carl Schramm.

No ano seguinte, começou a movimentação a nível mundial, por intermédio do Brasil, Alemanha, Estados Unidos, França, Grécia e Reino Unido, além de outros 12 países.

Hoje são 170 nações envolvidas, sendo que o conselho da Semana Global de Empreendedorismo é liderado pelo Sebrae no Brasil e que reúne organizações como a Aliança Empreendedora, Anjos do Brasil, Anprotec, Artemisia, Brasil Júnior, Conaje, Endeavor e Júnior Achievement.

Fonte: Agência Sebrae de Notícia

  Revista Negócios
 Veja Também