A Semana Brasil está de volta. Em sua terceira edição, o evento que tem como objetivo aquecer o setor do varejo, deve mobilizar grandes e pequenas empresas de todo o país. Entre os dias 3 e 13 de setembro, os empresários que aderirem à iniciativa vão conceder descontos especiais.
A expectativa do governo federal é que a inciativa alcance um resultado superior ao registrado no ano passado, quando foi verificado um incremento de 10% nas vendas no comércio físico e de 25% no comércio online. A Semana Brasil é uma iniciativa do governo federal, coordenada pelo IDV (Instituto para Desenvolvimento do Varejo) e a Associação Comercial de São Paulo.
Para participar, o dono de pequenos negócios só precisa cadastrar a empresa no site da campanha. Após preencher o formulário de adesão à Semana Brasil, o empreendedor poderá fazer o download do Selo, do Manual de Identidade Visual e dos materiais de divulgação para pontos de venda ou canais virtuais. Em 2021, a Semana Brasil terá como lema: “Vamos em frente, com cuidado e confiança”.
Dicas do Sebrae para melhorar as vendas na Semana Brasil
Faça um planejamento- o primeiro passo é fazer um planejamento cuidadoso de como será a sua participação na Semana Brasil. Verifique em quais plataformas de vendas (site, redes sociais, marketplace) a sua empresa vai atuar e prepare uma campanha de divulgação. É importante que o seu cliente saiba, com antecedência, as promoções que a empresa vai oferecer. É fundamental também prever, nesse planejamento, quais produtos e serviços serão ofertados e com quais descontos a empresa vai atuar. O estoque também é outro item que não pode deixar de ser verificado. Além de vender, é fundamental entregar dentro do prazo combinado.
Seja verdadeiro e transparente- faça um portifólio honesto para a Semana Brasil. Muitos clientes já pesquisaram os preços e vão verificar se os produtos realmente estarão com desconto. Por isso, não coloque em risco a imagem do seu negócio oferecendo falsos descontos. Deixe bem claro para o cliente qual o ganho real dele na promoção.
Busque parcerias- busque outros micros e pequenos negócios para fazer combos e parcerias de serviços com preços atrativos. Dessa forma, dá para manter uma margem de lucro razoável e trazer alto valor agregado ao produto inédito. Um exemplo: se você tem uma hamburgueria, faça parceria com uma cervejaria artesanal ou se é lojista de roupas femininas busque fazer uma colaboração com um salão de beleza.
Invista todos os esforços em comunicação- estar com preços promocionais não adianta se as pessoas não souberem disso. Por isso, invista em todas as plataformas online que você tem à disposição. Site, campanhas em marketplaces, posts diários em todas as redes sociais, sorteios e impulsionamentos também são válidos se você tiver caixa.
Foque nos seus pontos fortes– em lugar de colocar todos os produtos e serviços da empresa em promoção, mas com descontos irrisórios, prefira focar nos seus pontos fortes e oferecer promoções que realmente façam a diferença.
Negocie com seu fornecedor- só pode vender bem, quem compra bem. Por isso, negocie melhores condições com seu fornecedor para esse período. Assim você conseguirá oferecer uma melhor margem de desconto, se diferenciando da concorrência.
Lembre do seu cliente habitual – é mais fácil e barato manter o seu cliente mobilizado, do que buscar novos consumidores no mercado. Nessa Semana Brasil, entre em contato antecipadamente com os seus clientes e mantenha-os informados das promoções que você vai lançar.
Prepare sua estrutura– é imprescindível que as empresas estejam preparadas para o aumento do volume de internautas navegando em suas plataformas. A experiência da compra precisa ser feita com segurança e sem estresse. Não há nada que irrite mais um cliente do que páginas que não concluem as operações e travam insistentemente, impossibilitando a compra.
Brindes e combos– aproveite a Semana Brasil para aliviar o estoque de produtos que podem estar acumulados há algum tempo. Você pode oferecer brindes ou combos de produtos, em vendas associadas.
Agência Brasil