Crédito: Reprodução

Segmento de Bancos e Cartões é que mais recuperou dívidas de consumidores inadimplentes

 

O Indicador de Recuperação de Crédito da Serasa Experian aponta que, em novembro de 2021, o segmento de Bancos e Cartões recuperou de consumidores inadimplentes mais de 5,9 milhões de dívidas (54,6%). Ainda de acordo com o índice, mais de 11,4 milhões de débitos foram pagos pelos brasileiros em até 60 dias (46,7%). Em seguida, na análise por setor, está Utilities com 51,8%, que registrou 3,0 milhões de contas ressarcidas, e Varejo (44,6%), com 1,0 milhão.

De acordo com o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, devido ao cenário econômico do país, em que população vê a necessidade de tomar crédito para conseguir pagar as contas do mês, os consumidores preferem quitar suas dívidas com Bancos e Cartões para ter a confiança destes credores na hora em que precisarem. Além disso, Rabi explica que “a quitação de débitos das contas de água, eletricidade e gás também se torna prioridade, já que é fundamental manter os serviços essenciais para o consumo diário”.

Na análise por região, a Sul foi a que teve a maior quitação de dívidas do período, com 54,9%. Ou seja, 5 em cada 10 consumidores pagaram seus débitos após 60 dias de negativação. Na sequência está a Centro-Oeste (48,2%) e a Nordeste com 45,3%.

Metodologia

O Indicador de Recuperação de Crédito da Serasa Experian considera o número de dívidas incluídas no sistema de inadimplência em cada mês específico. A medida de até 60 dias para quitação dos compromissos financeiros deste indicador foi selecionada por refletir a régua comum utilizada pelas soluções de cobrança, mas esse tempo pode variar de acordo com cada credor. Além disso, a série histórica do índice ainda é curta, com dados retroativos desde 2017. Dessa forma, não é possível afirmar períodos de sazonalidade, uma vez que é necessário contar com no mínimo 05 anos de observação para fazer essa análise.

  Revista Negócios
 Veja Também