Um dos maiores aplicativos de mensagens instantâneas do mundo é também um aliado importante para o desenvolvimento dos pequenos negócios. O Sebrae está utilizando o WhatsApp para difundir conhecimento e, mais ainda, para capacitar os empreendedores. Em uma iniciativa inovadora, a instituição disponibiliza 15 opções de cursos online gratuitos via plataforma.
São capacitações em áreas, como gestão, finanças, marketing, vendas e políticas públicas entre outras, que são todas executadas dentro do próprio aplicativo. As inscrições são feitas diretamente no portal do Sebrae no Rio Grande do Norte (www.rn.sebrae.com.br), na aba ‘O que você quer aprender hoje?’, que integra a plataforma de Educação a Distância (EAD) da instituição, considerada uma das maiores do Brasil.
Os cursos têm duração de duas horas e são tão práticos que o empresário ou potencial empresário pode fazer em qualquer momento, com as informações todas na palma da mão. Uma maneira fácil e rápida de aprender mais a alavancar o negócio. Outra vantagem é que, além de toda a comodidade, esse tipo de curso também emite certificado de participação e conclusão. Para escolher essa modalidade, é preciso entrar na relação de cursos online e selecionar o filtro: Cursos pelo WhatsApp. Ao clicar no curso desejado, o site já direciona o empreendedor para uma conversa dentro do whatsApp.
De acordo com a analista da Unidade de Soluções e Relacionamento do Sebrae-RN, Ana Débora Morais, toda capacitação acontece dentro do ambiente do aplicativo, como em uma conversa. O material, incluindo respostas automáticas, vídeos e podcasts, é todo disponibilizado no chat instantâneo. “E para acessar é muito fácil, porque é só o empresário entrar no site www.rn.sebrae.com.br, clicar na aba dos cursos online e fazer a sua matrícula. Ele vai fornecer os dados e já está inscrito. E lembrando que todos os cursos do Sebrae tem certificado. É mais uma praticidade”, destaca, Ana Débora.
Segundo a analista técnica, os cursos de WhatsApp são a novidade do portal do Sebrae, abrangendo as áreas de gestão, finanças, marketing, vendas, entre outras. “Atualmente, o WhatsApp é a rede em que as pessoas passam mais tempo. Pensamos ‘por que não utilizar esse canal como forma de aprender?’ Então, a metodologia dos cursos via esse app vem muito com essa questão de trabalhar o aprendizado de forma prática entre os empresários”, explica.
Ana Débora Morais explica que os conteúdos que vão sendo disponibilizados são bem práticos e o empreendedor tem acesso a vídeos, podcasts e muito mais. “São materiais que explicam questões do dia a dia do empreendedor, como por exemplo o gerenciamento de um fluxo de caixa, de forma muito direta. Com isso, o empresário tem a facilidade de ter capacitação à palma da mão, sem precisar se deslocar e, no momento mais oportuno do dia, já que não é necessário fazer um curso em um horário predeterminado. E o melhor: usando o celular, onde quer que ele ou ela esteja”, conclui a especilista em mídia digital.
Agência Sebrae