Sebraelab fortalece ecossistema de inovação no Rio Grande do Norte

QUA. 30 MAI

Um ambiente que funciona como uma espécie de laboratório para aproximar empreendedores inovadores e para a remodelagem dos negócios do futuro. Assim pode ser definido o Sebraelab, um novo espaço que o Sebrae no Rio Grande do Norte inaugurou na manhã desta terça-feira (29), em Natal. A estrutura vai servir como um 'hub' do ecossistema inovador do estado para a troca de experiências, criação de novos modelos de negócios e para potencializar as conexões entre empresários tradicionais e empreendedores ligados à era digital.

A solenidade foi bastante prestigiada e reuniu empresários, representantes das incubadoras das instituições de ensino superior e de entidades ligadas ao setor produtivo, além de autoridades e membros da diretoria de unidades do Sebrae em outros estados. "O Sebraelab é uma grande porta para o futuro, para um mundo no qual a gente ainda não sabe aonde vai dar. É um espaço adequado e flexível que as micro e pequenas empresas potiguares agora passam a ter como ferramenta diferenciada" destacou o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-RN, José Vieira.

A inauguração contou também com a presença do diretor superintendente do Sebrae em Pernambuco, Osvaldo Ramos, e do diretor técnico do Sebrae no Ceará, Alcir Porto. "Vivemos um contexto de forte pressão para transformação digital", justifica o diretor superintendente do Sebrae-RN, José Ferreira de Melo Neto, Lembrando que a ênfase ao processo de inovação começou com o Projeto de Tecnologia da Informação e Comunicação (Protic), que atende a empresas da área de informática e TI, ampliação do programa de incubadoras e criação do programa Agentes Locais de Inovação (ALI).

Citou ainda as missões técnicas, inclusive ao Vale do Silício, e finalmente a criação do Projeto de Startups, em 2012. "Criamos todo um ambiente favorável para chegarmos aqui e discutimos esse novo projeto, o Sebraelab, com um compromisso fortíssimo de interiorização, pois há muito ecossistema municipal", explica o superintendente, não descartando a possibilidade de implantação versões mais compactas do Sebraelab em algumas cidades do interior, já que o espaço inaugurado na capital é a versão mais completa do projeto e vai servir como um hub de integração de todo o ecossistema.

Os diretores técnico, João Hélio Cavalcanti, e de operações, Eduardo Viana, também prestigiaram a solenidade, assim como o deputado estadual Hermano Morais. "Uma conquista para os pequenos negócios do Rio Grande do Norte", resumiu o parlamentar sobre o novo espaço. O vice-governador Fábio Dantas também compareceu ao evento e afirmou que o Sebraelab é uma ferramenta inovadora que pode transformar o caminho das micro e pequenas empresas para era digital e capaz de trazer uma densidade enriquecedora para a economia potiguar. "O Sebrae está de parabéns".

Novo ambiente
A estrutura física foi projetada para receber meetups, hackathons, speed mentories, ideação, reuniões de negócio, capacitação contatos com empreendedores e investidores de outros estados via videoconferência e internacionalização de negócios.

Foram investidos cerca de R$ 800 mil para montar o Sebraelab, cuja proposta é proporcionar o compartilhamento de ideias, o aprendizado contínuo e a geração de conhecimento para pessoas que têm uma ideia de negócio inovador, o desejo de empreender ou acreditam na inovação como o caminho para aumentar a competitividade das empresas. O ambiente Sebraelab foi pensado para fazer florescer ideias que não cabem em espaços enrijecidos. E, por isso, entra no conceito de ser multifuncional, versátil e propício à criatividade colaborativa.

A proposta é ter no estado um ambiente que permita o desenvolvimento de ideias inovadoras e a remodelagem de negócios, gerando conexões que possibilitem vários níveis de colaboração e coparticipação entre os empreendedores.

No espaço, as cinco startups selecionadas pelo edital programa de aceleração já serão atendidas no Sebraelab. São cinco projetos de negócios de impacto social: Life Sprint, UPSaúde, iFARM ,Trampolim do Trampo e EmpreSeed. De acordo com o gestor do Sebraelab, Carlos von Sohsten, esses empreendedores vão receber, a partir de agora, consultorias e mentorias já no local, onde serão feitas reuniões de avaliação. As mentorias serão ministradas por membros da comunidade startup com larga experiência na área e empreendedores de outros segmentos ligados ao ecossistema inovador.


Fonte: Agência Sebrae
 

  Revista Negócios
 Veja Também