Sebrae Startup Day fomenta empreendedorismo digital no RN

SEG. 21 MAI

 

Mais de 400 jovens empreendedores, envolvidos com a onda da transformação digital no Rio Grande do Norte, participaram, neste sábado (19), da edição 2018 do Sebrae Startup Day. Trata-se de uma mobilização nacional feita pelo Sebrae para facilitar a troca de experiências, transmitir conhecimento e possibilitar fechamento de negócios entre os empreendedores digitais. Palestras, games, painéis, encontros, mini-cursos e pitches fizeram parte da programação, realizada na sede do Sebrae no Rio Grande do Norte, em Natal.

O Sebrae Startup Day foi realizado simultaneamente em 26 capitais do país e em mais de 30 cidades, e, por isso, já é considerado maior evento de empreendedores inovadores do Brasil. O tema principal desta edição foi o ecossistema e tendência à transformação digital.

No Rio Grande do Norte, a mobilização foi marcada pelo apresentação do Sebraelab à comunidade de startups. A estrutura será inaugurada oficialmente no próximo dia 29 e vai servir para estimular novos modelos de negócios que são baseados na experiência digital e principalmente inovadores. Será um ambiente de coworking e de troca de conhecimento.

Formada pelos diretores superintendente, José Ferreira de Melo Neto, Técnico, João Hélio Cavalcanti, e de Operações, Eduardo Viana, a diretoria executiva do Sebrae-RN prestigiou o evento e apresentou as cinco startups selecionadas no edital de aceleração do Sebraelab voltado para negócios de impacto social. Também compareceram ao evento o gestor do projeto de Startups da instituição, Carlos von Sohsten, e o gerente da Unidade de Inovação e Tecnologia, João Bosco Freire.

O principal mote do Sebrae Startup Day é a inovação, que possibilita o crescimento de forma sustentável e global. Daí o foco nas startups, que trazem soluções para problemas em diversas áreas, são escaláveis e, por isso, precisam ser impulsionadas. A iniciativa possibilita que os empreendedores ampliem as chances de entrar no mercado de forma estruturada e estratégica.

Holografia
Foi o caso da HolographyBox, umas das empresas participantes do Sebrae Startup Day. O empreendedor Victor Padilha trouxe para o Nordeste a representação do negócio, que originariamente foi idealizado em Miami (EUA) e atua com projeção mapeada e holografia. “Temos bonecas que são holográficas e podem transmitir qualquer tipo de mensagem, animações interativas virtuais, além das projeções. A idéia é alugar esses equipamentos para empresas por um período ou mesmo instalá-los em eventos e locais de grande circulação com mensagens publicitárias”, explica o representante.

O público-alvo do evento, no entanto, foram as startups que estão nos estágios de curiosidade, ideação, operação e tração. O primeiro estágio é destinado a pessoas que demonstram curiosidade pela atividade empresarial, mas ainda não têm negócio. A ideação é dedicada a empresários que já estão no mercado e têm desejo de transformar seu negócio sustentável, explorando oportunidades. A operação é a fase em que o mais importante é aprender a gerenciar bem o negócio. O último estágio é tração, momento em que o empreendedor já superou os dilemas iniciais de uma empresa nascente e deve se preocupar com fatores críticos de sucesso que lhe permitam alavancar o crescimento do negócio.

Games
Durante a manhã de sábado, quatro incubadoras – Empreende UnP, Inova Metrópole UFRN, ITNC IFRN e inPACTA UFRN – promoveram programações especiais com palestras, capacitações e meetups voltados para os participantes. Um dos destaques do evento em Natal foi o segmento de games que ganhou uma programação com um dos principais nomes da área, Thais Weiller. Especialista em design de videogames, ela trabalhou em jogos como Oniken, Finding Monsters e Odallu. Ela fundou, junto com Danilo Dias, o estúdio JoyMasher.

Entre os palestrantes, estava o gerente de Inovação da Elo, David Ruiz. Geek, ele é co-idealizador do ONOVOLAB, em São Paulo. Outro nome importante do setor, Flávio Pripas, também ministrou palestra no evento, falando da importância das startups no momento atual. “As startups têm a capacidade de mudar o mundo, e muito rápido. A Netflix, por exemplo, mudou a forma como se vê tevê no mundo todo. Você assiste o que quer e quando quer”, exemplifica.

Flavio lidera o CUBO coworking Itaú, um projeto de fomento ao empreendedorismo digital no Brasil patrocinado pelo Itaú Unibanco e pela RedPoint e.Ventures. Antes deste projeto e de ter lançado duas empresas como empreendedor digital, foi Diretor de Tecnologia do Banco J.P.Morgan, Head de Desenvolvimento do Credit Suisse Hedging-Griffo e Head de TI America Latina do JPMC Vastera. Formado em Ciências da Computação e MBA na FGV/SP.


Fonte: Sebrae/RN

 

  Revista Negócios
 Veja Também