Sebrae-RN entre as Melhores Empresas pelo 3º ano consecutivo

QUA. 20 NOV

Pelo terceiro ano consecutivo o Sebrae do Rio Grande do Norte é reconhecido como uma das melhores empresas para trabalhar no ranking da pesquisa da Revista Você S/A., do Grupo Abril. A instituição destacou-se na edição deste ano no 19º lugar conquistando um feito inédito ao se classificar entre as 20 melhores do ranking,  desde que entrou para lista em 2017, quando ocupou a 77ª posição. No ano passado alcançou o TOP 50 chegando ao 42º lugar e também destacou-se entre as melhores empresas para começar a carreira.

O evento de premiação das vencedoras e o lançamento do ‘Guia Você S/A – As 150 Melhores Empresas para Trabalhar – 2019’, do Grupo Abril, aconteceu na noite desta terça-feira (18), no Teatro Opus, em São Paulo. A premiação foi entregue ao presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-RN, Marcelo Fernandes de Queiroz e ao diretor superintendente, José Ferreira de Melo Neto. Participaram também da solenidade na capital paulista o diretor técnico João Hélio Cavalcanti, a gerente da Unidade de Gestão de Pessoas, Simone Chaves, o gerente da Unidade de Comunicação e Marketing, Edwin Aldrin, e a assessora técnica da instituição, Gilvanise Borba.

A pesquisa realizada em parceria com a Fundação Instituto de Administração (FIA) teve a participação de pouco mais de 500 empresas, que se inscreveram voluntariamente para uma minuciosa análise. Neste ano algo em torno de 250 mil funcionários de diversas empresas responderam à pesquisa da Você S/A. 

O diretor superintendente do Sebrae/RN, José Ferreira de Melo Neto, destacou a importância da instituição ser eleita como uma das melhores na categoria Educação e figurar no seleto grupo das Melhores Empresas para Trabalhar (MEPT). “Mostra que estamos navegando no rumo certo, valorizando o maior capital da instituição, que são os seus recursos humanos. Afinal, são cerca de 40 mil empresas formais atendidas num universo de quase 100 mil atendimentos”, regozija-se Melo.

Employer Branding
A boa reputação do Sebrae é visível pela satisfação dos seus colaboradores na rotina e jornada de trabalho. Para conquistar estes resultados, o Sebrae foi avaliado na área de gestão de pessoas, especialmente em itens como Reconhecimento e Recompensa, Relações Interpessoais, Estratégia e Objetivos, Sustentabilidade e Diversidade e o chamado Employer Branding, que pode ser definido como um conjunto de técnicas utilizadas pelas organizações para reforçar sua imagem como boas empregadoras, tornando-se um lugar procurado e desejado por profissionais do mercado.

Quanto ao fato do Sebrae-RN ser reconhecido pelo bom clima organizacional e gozar de boa reputação no mercado como uma empresa que valoriza os seus colaboradores, Zeca Melo acrescentou que isto deve-se à “liberdade e autonomia para criar, valorizando e mantendo o clima organizacional” e enfatiza a seguir “Meritocracia e meritocracia”.

A pesquisa da Revista Você S/A. fez uma revelação inédita. Destacou que Sebrae do Rio Grande do Norte obteve o índice mais baixo de toda a pesquisa em Liderança Coercitiva, atingindo o percentual de 0,01% enquanto que a média das 150 Melhores Empresas para Trabalhar (MEPT) do país neste aspecto é de 10%.

Um comparativo do Índice de Qualidade do Ambiente de Trabalho (IQAT) no decorrer dos três anos em que o Sebrae-RN participou da maior pesquisa de gestão de pessoas e clima organizacional, revela que a instituição vem se destacando acima da média das 150 melhores empresas, tendo obtido índices de +3,7 (2017), +7,1 (2018) e +6,6 (2019). Neste índice os funcionários avaliam as organizações de forma voluntária e com o sigiloso preservado.

No ano passado o Sebrae do Rio Grande do Norte foi avaliado em cinco aspectos:  Gestão do Reconhecimento e Recompensa, Gestão das Relações Interpessoais, Gestão do Conhecimento e Educação Corporativa e Gestão do Perfil da Liderança. A instituição também se destacou entre as melhores empresas para começar a carreira.


Fonte: Agência Sebrae de Notícia
 

  Revista Negócios
 Veja Também