Crédito: Agência Sebrae

Sebrae realiza no RN primeira turma do Empretec Rural do Nordeste

TER. 03 AGO

O Empretec é considerado um dos principais programas de formação empreendedora do mundo e agora trilha para se consolidar também como um seminário de estímulo ao agronegócio, com a realização da segunda turma do Empretec Rural no Brasil, promovido pelo Sebrae no Rio Grande do Norte, na cidade de Mossoró, na semana passada. A metodologia da tradicional capacitação foi adaptada para despertar o potencial e trabalhar as características do comportamento empreendedor daqueles que atuam especificamente no campo.

O Empretec Rural no Rio Grande do Norte atraiu 23 empreendedores, que foram em busca de uma melhor percepção dos pontos positivos e os de melhoria na condução da propriedade rural. Ao longo de toda a semana, eles participaram de um evento de imersão de 6 dias, com 60 horas e desafios para despertar a identidade empreendedora. Isso porque a turma passou por atividades práticas, cientificamente fundamentadas, que mostram como agem os empreendedores de sucesso e quais são os dez comportamentos característicos para ter êxito no agronegócio. Essa capacitação é fundamental já que um dos maiores desafios dos pequenos produtores rurais brasileiros é se perceber como empreendedores e fazer a gestão de sua propriedade rural como se fosse uma empresa, como de fato é.

Empretec Rural

Para marcar a realização da primeira turma no estado, o diretor de Operações do Sebrae-RN, Marcelo Toscano, participou da abertura do seminário ao lado do gerente do Escritório Região do Sebrae no Oeste, Paulo Miranda. “Os exemplos, as atividades e as dinâmicas utilizados no seminário são todos customizados e adaptados para o meio rural, o que proporciona uma melhor visualização, entendimento e prática futura”, diz o gerente. O Empretec Rural que ocorreu para fechar na última semana de julho foi a primeira turma do Nordeste, a segunda do Brasil a executar a metodologia focada em empreendedores com atividades relacionadas ao agronegócio.

Segundo Paulo Miranda, a capacitação foi considera um sucesso tanto pelos participantes quanto pelos facilitadores, que vieram de outros estados, como Santa Catarina e São Paulo, para acompanhar o desenvolvimento da turma em Mossoró. “Temos uma excelente perspectiva em função de uma demanda crescente por esse tipo de capacitação, não só aqui, em Mossoró, mas em outras regionais. Há uma demanda por soluções voltadas a esse público específico”.

Para o gerente, a expectativa é de que esses empreendedores que tiveram oportunidade de participar do Empretec Rural coloquem em prática os conhecimentos e comportamentos adquiridos no seminário no dia a dia dos seus negócios e consigam mudar a realidade de Mossoró, que é considerada um dos principais polos agrícolas do Rio Grande do Norte. “Precisamos de lideranças também no meio rural para que o estado possa se desenvolver economicamente com melhores resultados diante do enorme potencial que tem”.

Agência Sebrae

  Revista Negócios
 Veja Também