Crédito: Agência Sebrae

Sebrae oferece capacitações específicas na Semana do MEI

QUA. 05 MAI

A figura jurídica do Microempreendedor Individual (MEI) tornou-se sinônimo de acesso fácil e desburocratizado ao universo empresarial do Brasil, que hoje conta com cerca de 11,3 milhões de negócios formalizados nessa categoria de contribuintes do Simples Nacional, sendo pelo menos 141 mil deles apenas no Rio Grande do Norte. Esse contingente, no entanto, é um dos segmentos mais sensíveis aos reflexos da pandemia da Covid-19 em todo o país.

Para dar suporte e contribuir para que esses negócios não encerrem suas atividades e se fortaleçam diante da crise que persiste no país frente às medidas governamentais de controle do avanço do coronavírus, o Sebrae promove uma mobilização nacional para estimular e ajudar esses empreendedores a superarem as adversidades do momento com capacitação e criatividade. Trata-se da Semana Nacional do MEi, que oferece capacitação gratuita e remota a esse público. A ação será realizada no período de 10 a 14 deste mês.

No Rio Grande do Norte, a mobilização terá programação em todas as regiões do estado. Diferente do que ocorria tradicionalmente em edições anteriores, quando o Sebrae colocava uma equipe de técnicos em praça pública, esta edição segue os protocolos de bioprevenção e leva todo o atendimento e capacitação até onde o empreendedor de forma virtual, contribuindo assim para desestimular prováveis aglomerações. Porém, não é por falta de contato físico que o MEI vai ficar sem orientação e informações relevantes para fazer seu negócio avançar e driblar todos os empecilhos que a pandemia impõe atualmente.

O Sebrae estruturou uma série de capacitações que vai ajudar os microempreendedores a reverterem as fragilidades identificadas no negócio ou atentar para novas oportunidades, de forma gratuita e remota. No Rio Grande do Norte, o Escritório Metropolitano do Sebrae, que funciona na sede da instituição em Natal, concentra a maior parte do atendimento a esse público no RN e antecipou a mobilização e já está com uma programação de capacitações, que vai até o fim deste mês de maio.

São palestras e orientações virtuais para quem já tem um negócio ou para aqueles que buscam empreendender. Os temas abordados vão desde Custos e Formação de Preço de Venda, Como Vender Mais em Tempos de Pandemia, Como sair da informalidade e se tornar um MEI, Como conquistar equilíbrio financeiro, Planejando para crescer até Como usar o Whatsapp Business para turbinar o atendimento.

Para ter acesso a esse tipo de conteúdo, o MEI deve apenas acessar o link https://forms.gle/1waWZ2BYqiUGvy8S8, preencher com os dados do negócios e assistir as palestras. Mas, o Sebrae tem outras programações que serão divulgadas durante a mobilização. O empreendedor deve apenas ficar atento ao Portal do Sebrae-RN (www.rn.sebrae.com.br) e verificar o que está sendo oferecido. Este ano, todo o conteúdo da grade vai estar inteiramente voltado para auxiliar esses donos de pequenos negócios a vencerem os desafios da crise e se manter fortalecidos no mercado.

“Sabemos que a maioria desses empreendedores formalizados como MEI no RN contam com o negócio como única fonte de renda. Por isso, dentro da missão do Sebrae, precisamos dar subsídios para que esse empresário prospere. Esse contingente de MEI, que soma mais de metade das empresas do Simples no estado, tenha condições de atravessar esse momento crítico da economia. E a Semana do MEI é a oportunidade ideal para o Sebrae aproximar mais o empreendedor das soluções para a melhor gestão da sua empresa”, explica Thales Medeiros, gerente do Escritório Metropolitano do Sebrae-RN, em Natal.

Agência Sebrae

  Revista Negócios
 Veja Também